SoLoMo? O Futuro do Marketing e da Tecnologia está aqui

Por Ana Barros, directora executiva da OUTMarketing

Não, esta não foi uma tentativa para somar pontos no Scrabble. SoLoMo é mesmo a expressão certa para o tema de hoje.

Primeiro, vamos desvendar o mistério. O que significa SoLoMo? SoLoMo é o acrónimo para Social + Local + Mobile Marketing, o que quer dizer que juntamos três das principais tendências de Marketing da última década num só conceito. Mas o que significa SoLoMo na prática?

Vamos por partes. Primeiro temos o Social. Talvez a sua cabeça tenha saltado directamente para o Social Media Marketing ou Social Selling, mas não é exactamente disso que se trata. Hoje em dia, 81% dos consumidores é influenciado pelas recomendações e comentários dos seus amigos nas redes sociais [Market Force]. As redes sociais tornaram-se um veículo para promover experiências de consumo e onde os utilizadores desempenham um papel muito activo no desenvolvimento das próprias marcas.

Depois temos o Local Marketing. O Local Marketing é especialmente eficaz para negócios que estão a tentar incentivar potenciais clientes a visitar o seu espaço físico. Mas esta seria uma visão demasiado simplista do local Marketing porque, na realidade. qualquer empresa que tenha uma percentagem de Outside Sales pode beneficiar deste tipo de estratégias. E depois há um outro componente, que pode até ser subconsciente: 80% das pessoas estão mais receptivas a anúncios de empresas locais [JiWire].

Finalmente, temos a Mobilidade. Os consumidores de hoje são inseparáveis do seu smartphone. A maioria dos consumidores vai interagir com a marca online antes de fazer uma compra, quer seja uma mensagem nas redes sociais, ler um post no blog ou ver o catálogo. Muitas vezes, fazem-no no telemóvel. Isso significa que o Mobile Marketing é uma oportunidade de chegar a qualquer tipo de público.

Como é que estas três vertentes interagem? Exemplos clássicos de SoLoMo são o Foursquare, o Yelp ou o Zomato porque são locais (baseiam-se na localização do utilizador), fazem sugestões com base nas críticas, estimulam a interacção dos utilizadores (são sociais) e funcionam em mobile. Há 20 anos nem sequer dispúnhamos da tecnologia que nos permite interagir com o consumidor desta forma. Afinal de contas, o Gmail só nasceu em 2004!

Mas, no preciso momento em que está a ler este artigo, há uma empresa de TI a desenvolver uma app para enviar ofertas e anúncios personalizados nas redes sociais com base na localização do cliente. A americana Neiman Marcus, por exemplo, já está a criar uma app que lhe permite receber códigos de desconto quando se aproxima de um espaço comercial ou faz ‘check-in’.

É fácil ver como este tipo de campanhas extremamente localizadas aumenta a interacção e a satisfação dos consumidores. Graças à grande relevância das campanhas, é quase impossível que tenham maus resultados. Nenhum marketeer poderá resistir a esta vaga de inovação.

Foi a evolução tecnológica que nos trouxe até aqui e, mais uma vez, é a Tecnologia que nos levará para o futuro do Marketing. As TI aplicadas ao Marketing estão cada vez mais sofisticadas e permitem cruzar cada vez mais informação, o que abre os horizontes das marcas. Caberá às empresas de tecnologia adequarem a sua resposta às futuras necessidades dos seus clientes.

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