Sociedade Central de Cervejas e Bebidas: A ambição de inspirar um mundo melhor

A nova visão do programa de sustentabilidade Brew a Better World – Produzir um Mundo Melhor, até 2030, eleva a fasquia e pretende atingir um progresso mais rápido, com definição de novos compromissos, mais ambiciosos, com o ambiente, com a sustentabilidade social e com o consumo responsável, rumo a um mundo com emissões zero, mais justo e mais saudável.

Esta é uma estratégia alinhada globalmente, ao nível do Grupo Heineken, que pretende contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, promovendo o respeito pelas pessoas e pelo planeta.

Os compromissos são transversais a todas as marcas de cerveja, águas e sidra, mas cada uma tem o seu posicionamento e vai fazendo o seu caminho na rota da sustentabilidade. Sempre com a mira nos objectivos traçados pelo grupo a nível geral.

A actuação do programa desenvolve-se em três pilares: ambiental – caminho para zero impacto; social – um caminho para uma empresa e um mundo mais justo, inclusivo e equitativo e, por fim, o pilar do consumo responsável.

No primeiro, pretende-se reduzir a zero as emissões de carbono até 2030 e a neutralidade carbónica, em toda a cadeia de valor, até ao ano 2040.

Para isso, a Central de Cervejas investiu em energias renováveis, com a implantação, na Cervejeira de Vialonga e na unidade de engarrafamento de Água de Luso, de 6300 painéis fotovoltaicos para autoconsumo – um investimento de 1,4 milhões de euros, permitindo uma redução de consumo previsto de 5% na Cervejeira de Vialonga e de 20% na unidade de engarrafamento de Água do Luso, e uma redução de cerca de 1200 toneladas/ano em emissões CO2, o equivalente à captação anual de CO2 por 53 mil árvores.

A Central de Cervejas investiu também na utilização de veículos mais eficientes onde se destaca, na empresa de distribuição Novadis, o primeiro veículo comercial pesado de mercadorias 100% eléctrico e produzido em Portugal.

Nas embalagens existe uma preocupação com a utilização de materiais que minimizem o impacto ambiental e com princípios de ecodesign. São disponibilizadas aos consumidores e clientes garrafas de vidro reutilizáveis, em linha com uma economia circular e, desde 2005, os projectos contínuos de redução de peso nas garrafas PET representam um total de cerca 900 toneladas PET/ano, de acordo com a Central de Cervejas.

Recentemente, ao redesenhar as garrafas PET 50 cl de Água de Luso, a marca reduziu o seu peso em cerca de 32 toneladas de PET obtendo, ainda, uma maior eficiência logística, permitindo uma redução anual de cerca de 100 toneladas de emissões de CO2. Também na embalagem secundária foi reduzida a espessura, incorporando 50% de PE reciclado.

A aposta na produção de cevada dística é feita através de programas de “local sourcing”, com o objectivo de reduzir o volume da quota de cevada importada. Uma importação que é resultante da indisponibilidade que existe no mercado nacional e aquisição de todas as necessidades do sector para a produção das suas cervejas.

Apenas cerca de 30% da cevada usada na produção de cerveja é de origem nacional. A aquisição de cevada nacional, que será transformada em malte na Malteria da Cervejeira de Vialonga, ingrediente principal na produção de cerveja, desempenha um papel primordial na economia circular, potenciando a inovação na cadeia de valor, enquanto promove a agricultura nacional, a economia local e os agricultores e cooperativas regionais.

Ainda dentro do mesmo pilar, o grupo pretende promover a circularidade com zero desperdícios lançados em aterro, a nível global, até 2025, e transformar o desperdício em valor e fechar o ciclo de materiais ao longo de toda a cadeia de valor.

Por fim, a empresa pretende também proteger os recursos hídricos. Neste ponto, o grupo ambiciona equilibrar o consumo de água utilizada nos produtos, em áreas com recursos hídricos limitados, até 2030, e maximizar o reaproveitamento e reciclagem da água em áreas com recursos hídricos limitados, também até 2030. Além disso, tratar 100% das águas residuais de todas as cervejeiras até 2023 e reduzir o consumo médio de água para 2,6 hectolitros em zonas com escassez de água e para 2,9 hl/hl em todo o mundo, até 2030.

COM ÁLCOOL OU SEM ÁLCOOL?

A Central de Cervejas, no seu pilar de consumo responsável, promove parcerias continuadas com a Prevenção Rodoviária Portuguesa e com o Automóvel Clube de Portugal e investindo 10% do orçamento de marketing da marca Heineken em campanhas de consumo responsável.

Com o mote “haverá sempre uma escolha”, a empresa oferece aos consumidores opção de escolha para as diferentes ocasiões, com tolerância zero para o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Para tal, a empresa continuará o seu investimento em inovação no seu portefólio de bebidas com baixo teor de álcool ou sem álcool, para facilitar a escolha do consumidor.

O Grupo Heineken tem como meta duas opções de bebidas com zero teor alcoólico, na maioria dos mercados até 2023, e alcançar um bilião de consumidores, anualmente, com mensagens relacionadas com o consumo responsável de bebidas.

No pilar social, a Central de Cervejas proporciona locais de trabalho onde a saúde e a segurança dos colaboradores são a grande prioridade.

Desta forma, desenvolve programas de formação e acções com o objectivo de mobilizar todos os colaboradores para a importância de adopção de comportamentos seguros no seu dia-a-dia, assim como programas de alerta e rastreio para saúde e bem-estar.

A Central de Cervejas acredita que a inclusão e a diversidade enriquecem as nossas vidas e fortalecem os negócios. Defende, por isso, o seu valor central de respeito pelas pessoas, proporcionando formação de práticas inclusivas na liderança. Promover uma cultura de inclusão e diversidade através da igualdade de género para aumentar o número de mulheres em cargos de gestão de topo: 30% até 2025, 40% até 2030.

A Central de Cervejas investe nas comunidades envolventes e estabelece parcerias com impacto social, como é o caso do apoio ao projecto Street Football, inserido na associação CAIS, um projecto em rede que promove a prática desportiva e a sua utilização como estratégia inovadora de intervenção, no combate à pobreza e à exclusão social.

De acordo com fonte oficial da Central de Cervejas, «vivemos actualmente numa sociedade que está cada vez mais atenta aos impactos causados por más condutas sociais, ambientais e de governação, onde as empresas são, também elas, desafiadas a definirem os seus propósitos para além do lucro, integrando e concretizando objectivos de desenvolvimento sustentável».

Para a empresa, as preocupações e ambições com as matérias de sustentabilidade deixaram de ser agendas paralelas, para passarem a ser cruciais para a sustentabilidade do próprio negócio. É por isso que, globalmente, no Grupo Heineken, e localmente na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, os compromissos de sustentabilidade são estabelecidos ao longo de toda a cadeia de valor e uma prioridade imbuída na estratégia do negócio e não isolados da mesma.

A título de exemplo, destacam-se outras iniciativas. A Fundação Luso doou um milhão de garrafas de Água do Luso de 0,33 L a várias instituições e organizações que estiveram na linha da frente no combate à Covid 19 e/ou prestaram assistência a grupos de risco mais expostos à pandemia.

Participou no Juntos Voltamos Já, uma plataforma implementada em parceria com outras grandes marcas de referência a par da Cerveja Sagres e da Água do Luso e com o apoio da AHRESP e do Turismo de Portugal, com o objectivo de tentar garantir algum financiamento imediato aos estabelecimentos de restauração e bebidas encerrados, que, por adesão dos consumidores, através da compra de vouchers, quer na reabertura, por parte das marcas aderentes, ao disponibilizarem os seus produtos para cabazes que foram entregues aos pontos de venda aderentes, minimizando o esforço necessário por parte dos parceiros do canal Horeca.

A cerveja Sagres associou-se ao Portugal #EntraEmCena, um movimento nacional, markteplace digital, onde os artistas podiam lançar ideias e obter investimento para a fase de concepção e desenvolvimento, entre outras ideias.

No final, o propósito é sempre o mesmo: inspirar um mundo melhor, criando momentos de verdadeira união.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

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