Sete décadas em português

Responsável por uma história de sucesso com mais de 70 anos, a equipa Edol trabalha para ser referência no mercado farmacêutico europeu como um parceiro fabril de excelência na produção de produtos oftálmicos para humanos e veterinária para terceiros, e para manter a liderança e inovação nas áreas em que actua a nível nacional, reforçando e ampliando alianças internacionais.

Fundado na década de 50, o Laboratório Edol dedica-se ao desenvolvimento, ao fabrico e à comercialização de medicamentos, de dispositivos médicos, de suplementos alimentares e de produtos cosméticos e de higiene corporal.

É líder de mercado em Oftalmologia. Na Dermatologia, ocupa o segundo lugar no ranking nacional. É também líder em hidratantes em farmácias e parafarmácias, graças à gama ATL, na área da Dermocosmética, e tem uma posição de liderança no mercado das gotas auriculares para o tratamento de otites, em Otorrinolaringologia. No mercado farmacêutico nacional, ocupa a 44.ª posição do ranking num total de 969 empresas a operar em Portugal, das quais a maioria são multinacionais.

Com um mercado nacional de apenas 10 milhões de habitantes, a aposta na internacionalização iniciou-se em 2005. Quase 20 anos passados, o Edol está presente em mais de 40 territórios, com destaque para Angola, Moçambique ou Cabo Verde, países africanos de expressão francesa, Médio Oriente e Europa. Em Moçambique opera, desde 2017, com a sua própria operação logística, onde distribui e promove todos os produtos do portefólio Edol, assim como de outras empresas. Para breve, está prevista a expansão para grandes potências como França, Espanha, Itália, Reino Unido, Irlanda e Canadá.

O alargamento do negócio levou à expansão das infra-estruturas – às actuais instalações do Edol, em Linda-a-Velha, junta- -se agora uma nova unidade, equipada com tecnologia de ponta, em Carnaxide. Esta nova unidade, dedicada ao fabrico de produtos de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, já foi aprovada pelas autoridades competentes e está prestes a ser inaugurada, o que vai permitir o aumento do volume de produção: o laboratório tem capacidade para chegar a novos mercados (produção nacional, internacional e para terceiros) e para introduzir produtos inovadores em todas as suas áreas de negócio.

Paralelamente às novas instalações, tem havido um grande investimento em novos equipamentos produtivos, na aquisição de novos softwares e em novas metodologias de trabalho, que permitam ao Edol ser ainda mais competitivo a nível global.

Preparada para os desafios dos próximos 70 anos, a equipa Edol é apontada pelos seus responsáveis como o segredo para o sucesso. Junta-se uma estrutura hierárquica horizontal, que permite uma mais rápida resposta às exigências do mercado.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.

Artigos relacionados