Será que sabe cozinhar bacalhau? 35% dos portugueses não sabe

Apesar de deterem o estatuto de maiores consumidores de bacalhau no Mundo, 35% dos portugueses não sabe confeccionar este peixe, prejudicando, assim, a sua experiência gastronómica.

Segundo um estudo da GFK realizado para a Riberalves, quando questionados acerca do tempo que cozem o bacalhau, 27% dos inquiridos respondeu “5 a 10 minutos”, 38% disse “10 a 15 minutos”, 22% referiu “15 a 20 minutos” e 13% “mais de 20 minutos”. Segundo a Riberalves, bastam 10 minutos de cozedura após a água levantar fervura, mesmo com o bacalhau congelado.

«O que este estudo confirma é que existe uma forte tendência para se cozinhar o bacalhau demasiado tempo. É o que acontece com pelo menos 35% dos consumidores. A cozedura demorada potencia o risco de tornar o bacalhau mais seco e fibroso, prejudicando ainda o sabor, porque a confecção excessiva retira-lhe a gordura entre lascas», afirma Ricardo Alves, Administrador Delegado da Riberalves.

O responsável explica que o bacalhau é considerado cozido quando o seu centro térmico atinge os 65 graus. Para o bacalhau assado no forno, a indicação é de 25 minutos, com o forno a 180 graus, considerando neste caso a descongelação prévia na totalidade.

Para educar os consumidores, a Riberalves vai lançar uma campanha educativa em ponto de venda, contribuindo para que os consumidores possam apreciar este peixe de uma forma mais prazerosa.

Ainda de acordo com o estudo, entre os não consumidores de bacalhau em casa, as justificações prendem-se com “não saber cozinhar”, “não saber escolher”, ou a “preparação demorada ou complexa”. «Tudo argumentos que podemos desmistificar, já que o bacalhau é uma proteína saciante e de enorme rentabilidade, que proporciona, também, todo um novo mundo de receitas práticas e convenientes. E está disponível já pronto a cozinhar com a qualidade e sabor do melhor bacalhau de cura portuguesa. Por isso o foco da nossa campanha, além da informação útil para confecção, integra também sugestão de novas receitas, que vão ao encontro das novas necessidades das famílias, em particular as mais jovens, tendencialmente menos à vontade na preparação do bacalhau», afirma Marilina Louro, Marketing Manager da Riberalves.

A título de curiosidade, refira-se que, segundo o mesmo estudo, o Bacalhau à Brás, o Bacalhau Cozido e o Bacalhau com Grão são os três pratos de bacalhau mais consumidos em casa pelos portugueses.

Artigos relacionados