Santos no Tejo junta duetos improváveis para ser o maior santódromo do País

As Festas Populares de Lisboa estão cada vez mais próximas e com elas regressa o Santos no Tejo, o sambódromo que em 2023 tomou conta da Doca da Marinha durante 10 dias, cheios de música (popular e não só), festa e gastronomia. Este ano está de volta e traz novidades, tanto ao recinto como ao cartaz.

É nos dias 31 de Maio, 1, 6, 7,8 e 9 de Junho que sobem a palco duetos inesperados. Porquê? A ideia foi da Rádio Comercial, que propôs a junção de um artista popular com um artista de música ligeira. Criou-se assim os Duetos POPulares e está prometida festa rija até de madrugada todos os dias do festival.

Ana Bacalhau e Marante, Áurea e Emanuel, João Só e Rosinha, Cláudia Pascoal e Rebeca, D.A.M.A e Jorge Guerreiro e Gisela João e José Pinhal Post Mortem Experience são os protagonistas desta segunda edição do sambódromo, mas há mais.

O Santos no Tejo 2.0 conta este ano com um hino oficial, cantado por Jorge Guerreiro, que será tocado diariamente na abertura. A autoria é de André Henriques, DJ e locutor da Cidade FM, que já tinha marcado presença na edição de estreia ao lado de Gonçalo Roque para animar o final de noite.

«Existe um hino para o Sudoeste, para o Rock in Rio e agora um para o Santos no Tejo. O Jorge Guerreiro era a pessoa mais consensual para fazer isto: dar o toque da música popular portuguesa, mas também alguma pinta e charme», diz André Henriques, em entrevista à Marketeer.

A seu cargo e do companheiro de palco Gonçalo Roque ficou também a curadoria dos 30 minutos que vão arrancar todos os dias do Santos no Tejo, que dão pelo nome de Os Bons Portugueses. Neste warm up show, quem por ali passar pode contar com uma actuação sempre diferente, que fica a cargo do próprio André Henriques e Gonçalo Roque, Baile do Pimpão & Fúria do Açúcar, Baile do Pimpão & Melão, Hélder Tavares & Mojo com Tio Jel, e Rouxinol Faduncho.

«Por acharmos que os Duetos POPulares será um bom concerto, quisemos garantir que são recebidos de forma diferente, com as pessoas mais soltas», explica o DJ, desvendando que este será um momento ao estilo dos coaches, onde o objectivo é soltar a voz e o corpo através de diversas dinâmicas.

No que toca ao espectáculo que esta dupla em questão tem preparada – que arranca e termina o sambódromo de 2024 –, Gonçalo Roque revela que poderá haver «karaokes para reviver as músicas populares portuguesas com uma pequena coreografia» e também uma escolha musical ecléctica, composta por diversos estilos. E quem fizer questão de estar no Santos no Tejo no dia 31 de Maio terá a oportunidade de ver a estreia ao vivo de remix feito por André Henriques da música “Amanhã de Manhã” das Doce.

O que há de diferente nesta edição?

A par de um programa com algumas mudanças, também o recinto se apresenta renovado para receber aqueles que desejam celebrar os Santos Populares. Francisco Mello e Castro, head of Marketing & Events da Doca da Marinha, deixa antever que o palco principal ganha nova dimensão e junta-se-lhe um outro, além de a praça gastronómica estar agora concentrada num único local, com vista total para o Tejo.

Há novas marcas que se juntam ao evento 100% chasless –, ou seja, sem dinheiro físico envolvido –, como a Leroy Merlin, o Casino Portugal e a Oliveira da Serra. «O evento está a ganhar o seu espaço, a sua notoriedade, portanto houve marcas que nos procuraram e outras que nós procurámos», salienta o responsável.

Com o objectivo de ser «o maior sambódromo do país», Francisco Mello e Castro afirma que a grande aposta deste evento, que o diferencia e que chama um determinado público é a sua segurança e comodidade.

«Definimos desde o início que o target deste evento está entre os 30 e os 50. É essa a franja da população que adora comer uma sardinha assada, adora ouvir uma música popular portuguesa, adora um bailarico, mas já não tem paciência para a confusão das ruas e ruelas onde os arraiais acontecem de forma mais desorganizada.»

Quem quiser fazer parte desta festa pode adquirir o seu bilhete através do site do Santos no Tejo por 10 ou 15 euros. as entradas incluem uma bebida de oferta, à escolha entre cerveja Sagres, água ou refrigerantes. Além da Rádio Comercial, o Santos no Tejo 2024 conta com o apoio da SIC, Amanhecer, Leroy Merlin, Sagres, Olá, JCDecaux, CasinoPortugal.pt, Guloso, Olveira da Serra, Pouca Roupa e Repsol.