Sabe quanto vale uma medalha olímpica?
As medalhas olímpicas, conhecidas pela sua importância simbólica, estão a atingir valores monetários sem precedentes devido ao aumento do preço das matérias-primas que as compõem. De acordo com a Bloomberg, o valor de cada medalha pode chegar a cerca de 900 dólares (cerca de 823 euros).
As medalhas de ouro contêm seis gramas de ouro, cujo preço disparou em Julho. Este aumento deve-se às compras massivas dos bancos centrais, ao crescente interesse dos retalhistas chineses e às expectativas de uma política monetária mais flexível por parte dos Estados Unidos. No mês passado, o ouro atingiu valores históricos, ultrapassando os 2.480 dólares por onça (31 gramas), e esta semana voltou a atingir essa marca.
A prata, que compõe pelo menos 92,5% do peso das medalhas de ouro, também se valorizou significativamente este ano. Embora nas últimas semanas o seu preço tenha estabilizado, em Maio, a prata chegou a valer mais de 34,40 dólares por onça.
Ajustado à inflação, o valor das medalhas olímpicas é actualmente o mais alto de sempre. Os atletas que conquistam estas medalhas beneficiam tanto do aumento dos preços dos metais como do crescente valor sentimental associado.
Apesar do elevado valor monetário, é raro que os vencedores olímpicos decidam vender ou fundir as suas medalhas, devido ao seu enorme valor emocional. As medalhas ganhas nos Jogos Olímpicos de Paris contêm ainda um pequeno pedaço da Torre Eiffel, acrescentando um toque especial.
Além do valor dos metais, as medalhas olímpicas que são leiloadas podem atingir preços ainda mais elevados. Um exemplo disso é uma medalha de ouro de Jesse Owens, dos Jogos de Berlim de 1936, que foi vendida por quase 1,5 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) num leilão em 2013.