Sabe quais são as cidades portuguesas mais “instagramadas” no Natal?

Nesta altura do ano muitos são os portugueses que procuram outras partes do País para fazer uma escapadinha de fim-de-semana e relaxar durante alguns dias. O Natal proporciona aos viajantes a oportunidade de verem as localidades iluminadas e “vestidas” a rigor para dizer olá à época mais festiva.

Para perceber quais são as cidades mais populares na quadra natalícia, a Musement, plataforma online de reserva de actividades de lazer e cultura, elaborou um ranking com os cinco locais portugueses mais “instagramados” durante o Natal. Para a realização do estudo foram consideradas todas as cidades portuguesas com mais de 50 mil habitantes e analisado o número de publicações de quatro hashtags (#NatalX, #NatalemX, #XNatal, #XnoNata) populares do Natal.

Lisboa, mais de dez mil publicações. A capital portuguesa lidera o ranking. Como todos os anos, as luzes das principais ruas da cidade, como a Rua Áurea, a Avenida da Liberdade e a Rua Garret, criam uma atmosfera mágica. Devido à actual crise energética, como em muitas outras cidades portuguesas, neste Natal foi priorizada a utilização de lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED e o horário de funcionamento foi reduzido. As luzes ficarão acesas das 18h às 23h, com excepção das sextas-feiras e sábados, quando permanecem até às 24h.

Porto, mais de 4.400 publicações. De 30 de Novembro até ao Dia de Reis, as luzes de Natal decoram mais de 80 ruas, praças e jardins da cidade. A tradicional árvore instalada na Praça General Humberto Delgado, em frente à Câmara Municipal do Porto, triunfa por mais um ano na rede social. Outro local imprescindível é o Mercado de Natal nos Jardins do Palácio de Cristal, com bancas de artesanato, produtos tradicionais e locais típicos da época natalícia.

Braga, mais de 2.100 publicações. Desde 1 de Dezembro, os milhares de luzes que decoram as principais ruas, praças e avenidas do centro, bem como os mais importantes monumentos da cidade, dão vida ao lema “Braga é Natal”. No período entre 1 e 24 de Dezembro será possível encontrar bancas de venda de produtos gastronómicos típicos da região e palco para espectáculos.

Leiria, mais de 1.700 publicações. Aqui, o Natal chegou “oficialmente” no dia 30 de Novembro, com a inauguração das luzes de Natal na Fonte Luminosa. O castelo, um dos emblemas desta cidade portuguesa, mantém-se iluminado durante mais horas, enquanto nos outros espaços as horas foram reduzidas como medida para poupar energia. Durante mais um ano, a Casa do Pai Natal, a pista e rampa de gelo, o carrossel, as tasquinhas e os espectáculos de música, teatro e dança chamam a atenção dos habitantes e de visitantes.

Viseu, mais de mil publicações. Com mais de mil menções, a Cidade-Jardim fecha o top 5 da Musement. O Rossio é o epicentro do Natal em Viseu, onde se encontra o Mercado de Natal, com as suas tradicionais casinhas de madeira e a bola de luz gigante que representa o planeta Terra. A outra grande novidade deste ano é a mini Aldeia de Natal na Rua Direita, onde neva até três vezes por dia.

Embora a vila medieval de Óbidos não tenha sido incluída na pesquisa por ter menos de 50 mil habitantes, a conhecida Vila de Natal acumula mais de 4.100 publicações no Instagram (#obidosvilanatal).

Artigos relacionados