Sabe o que é Social Commerce? 10 tendências para as redes sociais em 2021
Incerteza é palavra de ordem em qualquer indústria neste momento, mas continua a ser necessário traçar planos e desenhar estratégias. No mundo online, a pandemia de COVID-19 veio mostrar a importância deste meio e o papel que pode ter quando grande parte da população está em casa – seja através do comércio electrónico, do teletrabalho ou do entretenimento.
Neste ecossistema, há ainda um canal que se destaca por entre o confinamento e o distanciamento: as redes sociais. Tal como nas restantes plataformas, há aspectos positivos (manutenção das relações, por exemplo) e negativos (desinformação, entre outros) a considerar, mas é impossível negar que as redes sociais fazem parte do dia-a-dia dos consumidores e das marcas.
Com isto em mente, a Oberlo, empresa especializada na área do e-commerce, reuniu aquelas que considera serem as 10 tendências a manter debaixo de olho no universo das redes sociais, em 2021:
1 – A proliferação de memes. A utilização de memes, ou seja de imagens humorísticas que se tornam virais, está a aumentar nas redes sociais;
2 – Mais monetização. Alibaba e Instagram estão entre as empresas que anunciaram que irão lançar ferramentas adicionais para melhorar as receitas dos criadores de conteúdos;
3 – Plataformas de nicho. Redes sociais como o TikTok ou o Reddit podem ser encaradas como sendo de nicho – para os mais jovens ou para fãs de tecnologia, respectivamente – mas será importante não menosprezar o seu crescimento;
4 – As stories vieram para ficar. Segundo a Oberlo, as stories do Instagram e do Facebook, entre outras plataformas, vão continuar a ser um dos canais preferidos de comunicação dos utilizadores, uma vez que permitem a partilha de conteúdos efémeros e versáteis;
5 – A ascensão da desinformação. As notícias falsas e as teorias da conspiração encontraram terreno fértil nas redes sociais, onde os conteúdos se podem disseminar rapidamente e sem verificação dos factos;
6 – Social Commerce. A Oberlo aponta ainda como tendência o chamado Social Comerce, ou seja, compras online realizadas a partir das redes sociais. Nem todas as marcas ou negócios precisam de criar um site para vender os seus produtos;
7 – O poder da autenticidade. As estratégias de redes sociais devem encontrar na autenticidade um dos seus elementos fundamentais. De acordo com um estudo da Stackla citado pela Oberlo, nove em cada 10 consumidores consideram que a autenticidade é importante no processo de decisão;
8 – Motor de busca. As redes sociais estão a transformar-se em motores de busca, ou seja, plataformas onde os utilizadores procuram produtos e serviços;
9 – Aplicações de conversação ganham adeptos. Estimativas da eMarketer indicam que o número de utilizadores de apps de conversação (WhatsApp ou Messenger, por exemplo) irá atingir os 3,12 mil milhões em 2023;
10 – Serviço de apoio ao cliente. As redes sociais devem ser tratadas como qualquer outro canal de contacto com o cliente, pelo que será importante criar um serviço de apoio que garanta a resposta a todas as perguntas ou dúvidas.