Sabe fazer o auto-exame da mama? A actriz Mafalda Matos ensina
Já se cruzou com cartazes gigantes com o rosto – e o peito – da actriz Mafalda Matos? A Liga Portuguesa Contra o Cancro invadiu a estação de metro dos Restauradores, em Lisboa, para mostrar aos portugueses como o auto-exame de prevenção do cancro da mama deve ser realizado.
A campanha, desenvolvida pela Publicis Lisboa, funciona como um alerta sob o mote “É de peito aberto que falamos de prevenção”. Trata-se de uma sequência de outdoors que explicam, passo a passo, o exame. A acção tem fotografias de Yves Callewaert e o espaço publicitário foi oferecido pela MOP – recorde aqui o desafio lançado pela empresa às agências criativas.
«O que faz – e sempre fez – a diferença na comunicação é uma boa ideia, num bom contexto. Por isso, quando a MOP nos desafiou, partimos desse princípio: o espaço cedido eram cinco colunas, a veiculação em Outubro, e isso fez-nos lembrar que neste mês se celebra o Outubro Rosa e de como aquelas colunas poderiam servir para uma causa maior», explica Guilherme Nunes, director Criativo da Publicis.
Em Portugal, são detectados, anualmente, cerca de seis mil novos casos de cancro da mama, sendo o cancro com maior taxa de incidência no País. Dados divulgados pela agência apontam para a morte de cerca de 1500 mulheres todos os anos na sequência desta doença.