Robbialac pinta-se de fresco

logo_horiz_cmykNuma mudança que tem mais de evolução do que de revolução, a Robbialac procura actualizar a sua imagem de marca. O logótipo renovado e a assinatura “Pinta a vida.” são da responsabilidade da Strat

Por: Catarina Alfaia

A Robbialac, marca presente no mercado português de tintas há quase 80 anos, onde tem uma quota de 21% (segundo dados da Associação Portuguesa dos Fabricantes de Tintas e Vernizes), iniciou este mês a renovação da sua imagem, traduzida num logótipo renovado e numa nova assinatura. A Robbialac era, entre os principais players deste mercado, o único que não tinha feito actualizações à sua imagem e posicionamento nos últimos anos.

A nova assinatura, “Pinta a vida.”, que substitui a anterior “A escolha de sempre” representa, segunda Pedro Júlio Silva, director de marketing da Robbialac, uma alteração ao posicionamento da marca: «É um “call to attention” lançado aos consumidores, tanto finais como profissionais, com o desafio de pintarem a vida com os produtos, cores e a qualidade Robbialac». Mas, afirma o responsável, «há também um lado racional na assinatura: a promessa daquilo que a marca afirma conseguir fazer». A nova assinatura reafirma assim um conjunto de valores positivos como a qualidade, a confiança e a emoção que Robbialac reclama para o seu território de marca. O trabalho, assinado pela Strat, representa um investimento de meio milhão de euros.

De acordo com um estudo de imagem efectuado pela Novadir Research no final de 2007, a Robbialac era a marca de tintas com maior notoriedade espontânea no mercado português, ultrapassando os 80%, e com um top of mind a rondar os 50%. Ainda segundo o mesmo estudo, a Robbialac é a marca com o melhor perfil de imagem, onde se destacam dois atributos essenciais: a qualidade e a confiança. E é também aquela que apresenta maior intenção de compra por parte dos consumidores finais. Foi portanto com base nestes resultados que foi tomada a decisão de mudar a imagem da marca, de forma a conferir-lhe maior modernidade. «Quando nos sentámos com a Strat procurámos transmitir que todos os segmentos de clientes têm uma forte relação emocional com a marca, pelo que o trabalho a fazer passaria por modernizar Robbialac mantendo o seu património e elementos distintivos. A Strat percebeu que queríamos uma evolução e não uma revolução», explica o responsável.

O primeiro passo para comunicar a mudança foi uma reunião com todos os colaboradores da empresa, aos quais foi apresentada a nova imagem em primeira-mão, seguida de comunicação a clientes e parceiros de negócio, usando como veículo um filme institucional que dá conta do percurso da marca. O novo logótipo está neste momento a ser aplicado a todas as embalagens de produto e nos diversos pontos de contacto com clientes, seja no ponto de venda, na frota de transporte ou nos materiais de comunicação. Não está, contudo, previsto nenhum investimento em publicidade para comunicar a mudança.

Em fase de preparação está o lançamento de novas referências, para além do investimento previsto na adaptação dos produtos da marca à directiva COV (algumas limitações serão impostas à emissão de Compostos Orgânicos Voláteis em 2010).

Com esta mudança da imagem, «a Robbialac quer continuar a crescer sustentadamente, ganhando quota de mercado com o objectivo de alcançar a primeira posição do mercado» – neste momento é segunda, com uma quota de 21% -, atesta o director de marketing, acrescentando: «A marca é muito importante na escolha do consumidor final que, para além de procurar marcas conhecidas, selecciona as que lhe transmitem confiança, pois não quer ter problemas com a pintura, nem antes, nem depois».

Antes / Depois

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No novo logótipo, o lettering do nome Robbialac surge actualizado, procurando ter maior legibilidade. A cor azul é mantida, embora numa tonalidade mais intensa, garantindo assim continuidade com a imagem anterior e reconhecimento imediato dos produtos. O símbolo de marca registada passou também a integrar o logótipo, procurando diferenciar os seus produtos.

A trincha, símbolo da marca, foi mantida, surgindo estilizada e com maior movimento. As cores da pincelada são agora as do arco-irís, «reforçando a ligação da Robbialac ao universo das cores e assumindo uma representação gráfica mais forte e moderna», refere o comunicado de imprensa enviado aos meios. À assinatura “A escolha de sempre!” dá lugar “Pinta a tua vida”.

A empresa

A empresa Tintas Robbialac SA integrou, em 2004, o Grupo Materis, um dos líderes mundiais na química especializada para a construção. Como uma fábrica, dois armazéns e uma rede integrada de 56 lojas próprias e 130 revendedores exclusivos, registou, em 2008, um volume de negócios de 55 milhões de euros, valor que, de acordo com informação da empresa, tem evoluído positivamente nos últimos anos.

O nome

O termo Robbialac tem a sua origem na Península de Itália que, na pessoa de um famoso escultor e ceramista de Florença do século XV, Luca Della Robbia, conseguiu obter, após demoradas pesquisas, um esmalte durável que dava às cores grande vivacidade. O nome Robbialac surge na história no século XIX, quando a Jenson & Nicholson recebe de Itália a encomenda para produção de uma nova laca capaz de igualar “o brilho e alvura dos esmaltes de Della Robbia”. A empresa inglesa deitou mãos-à-obra e o resultado, após várias tentativas, foi a criação de um esmalte baptizado com o nome de “Della Robbia White”. O produto ganhou projecção internacional e a sua comercialização passou a fazer-se além fronteiras sob a designação de Robbialac (“lac”, de “lacquer”, palavra inglesa que significa “laca”/”esmalte”).

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