Reclamações relacionadas com burlas online aumentaram 22% em Portugal

No Dia Mundial da Internet, assinalado hoje, o Portal da Queixa revela que, entre Janeiro e Abril deste ano, as reclamações relacionadas com burlas online aumentaram 22%. De acordo com a plataforma, a tendência tem sido de crescimento nos últimos anos, acompanhada por uma subida no número de denúncias de cibercrimes que chegam à Procuradoria-Geral da República.

Os principais motivos de reclamação dos consumidores evidenciam esquemas de burlas online relacionadas com a criação de websites clonados (cópias de lojas online de marcas) e esquemas de phishing. A liderar o ranking das reclamações por burla online estão marcas como a Tiffosi, a Lefties e a Wizink.

Assim, e perante os crescentes perigos da internet, o investimento em cibersegurança deve ser uma prioridade vital para consumidores, empresas, marcas e organizações, salienta, em comunicado, o Portal da Queixa. Além disso, a aposta na literacia digital deve ser reforçada, de forma a evitar que os consumidores sejam vítimas dos crimes cibernéticos.

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