Receitas publicitárias globais vão chegar aos 926 mil milhões de euros este ano

As receitas do mercado publicitário deverão aumentar 7,8% em relação a 2023. As conclusões são da edição “mid-year” do relatório This Year Next Year (TYNY), desenvolvido pelo GroupM, que prevê que o crescimento do mercado global de publicidade ultrapasse a previsão de Dezembro de 2023 por 2,5 pontos percentuais e que represente, a nível global, cerca de 926 mil milhões de euros em 2024.

O crescimento dos valores de receita este ano deve-se sobretudo à revisão das previsões feitas para os mercados da China e Estados Unidos, que juntos representam 57,1% do total das receitas de publicidade. Ainda assim, se estes dois mercados forem retirados da equação, o This Year Next Year continua a rever em alta os valores, com crescimentos de 6,9%, acima dos 6,5% previstos no final de 2023.

A nível europeu, destacam-se as previsões de crescimento na Alemanha, anfitriã do Euro 2024, e em França, que recebe os Jogos Olímpicos. Os dois países assinalam crescimentos face às últimas previsões, passando de 3,7% para 4,1% no caso alemão, e de 8,3% para 8,6% no caso francês.

Mais de 70% das receitas de publicidade a nível global será dominada pelo “digital pure play”, que entre outras disciplinas integra “social media e social video”, “search” e “retail media”.

As previsões apontam para que “Social Media e Social Vídeo” agreguem cerca de 35% dos investimentos publicitários a nível global em 2024. Estas modalidades continuam a demonstrar uma enorme vitalidade, prevendo-se um crescimento de 9,9% em 2024 (acima dos 7,8% do mercado total), um reflexo de que ainda existem vários mercados, geografias e faixas etárias onde a adopção de devices, que facilitam o acesso a este tipo de plataformas e conteúdos, ainda está em crescimento.

A TV continua a reinventar-se, prevendo-se um crescimento do investimento de cerca de 2,7% – agregando as dimensões linear e digital. Ao isolar a TV “tradicional” (linear) verifica-se uma ligeira erosão, na ordem dos 0,2%, a nível global, ao longo dos próximos cinco anos.

Espera-se que a publicidade em áudio, imprensa e cinema veja um crescimento mais lento ou até declínios, enquanto a publicidade exterior (OOH) recupera fortemente da pandemia, ajudada pelas revisões em alta das estimativas para a China. A nível global é previsível que o OOH termine 2024 com um crescimento de 11,5%, bem acima da média do mercado.

O relatório antecipa ainda que a inteligência artificial (IA) pode, até 2029, influenciar 94,1% das receitas publicitárias, três anos antes do previsto.

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