Quero mudar de operador: vale a pena subscrever a DIGI?
A Digi, um novo operador de telecomunicações romeno, lançou a sua oferta no mercado português, e os preços e prazos de fidelização mais reduzidos vêm aumentar a competitividade entre os operadores de telecomunicações já presentes em Portugal, como a NOS, a Vodafone ou a MEO.
Os preços da Digi para a internet móvel variam entre os 4 e os 9 euros por mês, com dados a variar entre os 50 GB, no mínimo, e os 200 GB. Por 4 euros por mês, o consumidor pode ter acesso a 50 GB de internet acumuláveis – o que significa que, se não os gastar até ao final do mês, pode gastá-los no mês seguinte – e chamadas ilimitadas para Portugal.
O pacote mais caro da empresa para a oferta de rede móvel custa 9 euros por mês, mas dá acesso a 200 GB de dados móveis acumuláveis, chamadas ilimitadas para Portugal e 400 minutos para chamadas internacionais.
Os clientes com um pacote pós-pago podem gastar os dados móveis que não gastaram no mês anterior assim que um novo ciclo de faturação começar. De acordo com a Digi, se, quando chegar a data de vencimento do serviço contratado, o cliente ainda tiver dados móveis, ao ativar outro serviço, estes dados móveis serão acumulados e terão validade de um mês a partir do momento em que o serviço termina.
A Digi tem pacotes de banda larga por fibra, fixa, a partir de 10 euros por mês, para uma velocidade de 1 Gbps. Por 15 euros por mês, a empresa vai oferecer uma velocidade de 10 Gbps, embora esta última não esteja ainda disponível (a empresa assegura que será disponibilizada até ao final deste ano).
Quanto ao serviço de televisão a Digi tem serviço de televisão a 12 euros por mês, com uma box com “funcionalidades básicas” e 72 canais anunciados, como RTP, TVI, Disney Channel, Canal Panda, Canal Hollywood, Star Movies, National Geographic, 24 Kitchen ou CNN Internacional.
Para já, ainda não pode subscrever canais desportivos. Atualmente, a subscrição da Sport TV apenas é possível para os clientes da NOS, MEO ou Vodafone. Já a DAZN (a antiga Eleven Sports) pode ser sempre subscrita diretamente no site do serviço. No entanto, não poderá ver os canais através da box da Digi e terá de usar a app do serviço.
Além disso, a empresa não tem ainda contrato para a distribuição dos canais da SIC, o que deverá pesar na decisão de aderir aos serviços da empresa. Poderá sempre aceder às emissões da SIC através da sua app mobile e android TV “OPTO”, mas será certamente menos cómodo comparativamente ao zapping tradicional.
Por outro lado, a Digi permite incluir serviço de telefone fixo no pacote de televisão por mais 1 euro por mês, com chamadas cobradas ao minuto, ou por mais 2 euros por mês, com chamadas ilimitadas.
Apesar de, na apresentação, a empresa ter anunciado não prever aumentos de preços com base na inflação, a verdade é que o contrato da Digi (disponível no site do operador) prevê os aumentos anuais com base no índice de preços no consumidor (IPC), seguindo a mesma regra que os restantes operadores de telecomunicações que operam no mercado português.
A maioria dos serviços oferecidos pela Digi não tem período de fidelização. O único serviço sujeito a fidelização é a banda larga por fibra (internet fixa), com um período de fidelização de três meses.
Outra desvantagem é a de que nem todos, em Portugal, têm acesso à rede móvel da Digi. De acordo com a empresa, para já, a cobertura 5G estará circunscrita às áreas urbanas e deverá servir, somente, cerca de 40% da população. Para as restantes tecnologias, como o 4G, a empresa anuncia uma cobertura de cerca de 93 por cento.
A DECO PROteste sublinha, no entanto, que, apesar de a cobertura 5G ser ainda baixa, os preços são bastante competitivos: para aceder aos mesmos 50 GB de tráfego mensal através de um dos três principais operadores nacionais (NOS, MEO ou Vodafone), ao invés de 4 euros o consumidor terá de pagar, no mínimo, 37,99 euros (na NOS). No caso da LigaT, esse valor é de 30 euros.
Atualmente, existe uma plataforma de cessação de contratos de telecomunicações que permite aos consumidores saberem informação sobre os seus atuais contratos de telecomunicações, nomeadamente qual o valor a pagar se decidirem cessar antecipadamente os seus contratos. Além disso, é possível fazer diretamente na plataforma um pedido de denúncia contratual com o atual operador.
A Digi tem dez pontos de venda espalhados pelo País: Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas, Almada, Montijo, Setúbal, Matosinhos, Guimarães e Porto.