“Quem não se sente não é filho de boa gente”

Direito de resposta da Sociedade Central de Cervejas:

«Lemos atentamente a suposta análise publicada na prestigiada revista Marketeer com o título “Super Bock ou Sagres? Análise à comunicação das cervejas em Portugal” e subscrita, em termos de coordenação e comentário, por Uriel Oliveira, da  Cision Portugal.

A favor do rigor e da verdade e certamente pelo desconhecimento que o mesmo revela da SCC, e das suas marcas, quiçá por não ser nosso fornecedor directo, não evidenciando o mesmo desconhecimento sobre o nosso concorrente directo e as suas marcas, esclarecemos e registamos:

– A Sagres lidera anualmente o mercado das cervejas em Portugal, de forma sustentada e segundo a Nielsen, desde finais de 2008! A forma capciosa como é abordada esta questão no primeiro parágrafo do referido artigo, deixa em aberto esta liderança……!- É um equívoco pensar que os investimentos directos que as marcas fazem nomeadamente nos grandes eventos musicais são compensadas pelo retorno de vendas no mesmo evento! No entanto, estes investimentos têm como maior expectativa a comunicação de marca e de interacção e proximidade com os Consumidores.

– A Cerveja Sagres não disputa o território de Futebol com a sua concorrente, mas sim e modéstia à parte, lidera-o! Na época transacta, e para além de apoio que demos à Selecção Nacional de Futebol, apoiámos a Primeira Liga de Futebol, o SLBenfica, que se sagrou Campeão Nacional, o SC Braga que venceu a Taça de Portugal, e os Clubes – Académica, Belenenses, VSC Guimarães, Estoril, Olhanense, Boavista, Rio Ave e Farense. Fomos ainda sponsors do Campeonato do Mundo do Futebol de Praia, em Espinho, e mais recentemente da SuperTaça Cândido de Oliveira e da Liga Europa.

Da mesma forma a Cerveja Sagres não tem qualquer pretensão em disputar o território da Música com o seu concorrente directo, embora esteja presente anualmente em mais de 2500 eventos, Festas , Feiras e Romarias, onde a música de Língua Portuguesa  tem espaço relevante.

– A Cerveja Heineken tem- se posicionado na Música, aliás dentro de uma estratégia global, seguida em todo o mundo, apoiando concertos e eventos musicais onde o perfil do festivaleiro se alinha com o do consumidor cosmopolita e sofisticado da Cerveja Heineken. Assim estamos, desde 2012, no NOS ALIVE, substituindo a marca de cerveja concorrente e não a Cerveja Sagres,  como parece querer se incutir pelo texto da Cision ( parágrafo 10 e 11), e mais recentemente o LISB-ON, proporcionando em ambos experiencias únicas e memoráveis para os nossos Consumidores! De salientar que a Marca Heineken tem evoluído no ranking de patrocínios e festivais e, segundo o estudo anual da Brand Sponsors, o ranking é liderado pela MEO, desde 2013, e inclusivamente a Cerveja Sagres é a 5ª marca mais associada espontaneamente pelos festivaleiros.- A SCC tem, desde o início da década de noventa, do século passado, portanto há mais de 26 anos , accionistas cervejeiros estrangeiros, de referência e maioritários, a saber: o Grupo Santo Domingo, a Scottish and Newcastle e desde 2008 a Heineken! Foi aliás com a gestão do Grupo Santo Domingo, e a paradoxalmente a propósito da Portugalidade,  que se iniciou oficialmente, em 1993, o apoio que perdura até hoje,  à Selecção Nacional de Futebol por parte da Cerveja Sagres. Achamos um abuso, completamente extemporâneo e sem qualquer fundamento, a observação da Cision em referir que o budget de MKT da Sagres tem vindo a ser reduzido a favor da Heineken, em virtude de termos como nossos accionistas o Grupo Heineken.

– O conhecimento “aprofundadíssimo” que a Cision tem de todas as iniciativas da Carlsberg, nomeadamente no apoio ao Euro de Futebol, contrapõe com o total desconhecimento da campanha da Sagres, com o Ricardo Araújo Pereira, sobre o apoio à nossa Selecção no Euro, e que recolheu já mais de 1 milhão e meio de visualizações nas redes sociais, e das actividades dos Estádios Sagres, na Alameda, em conjunto com a FPF e parceria com a RTP, e em Braga e Faro!

– Saudamos a iniciativa da abertura oficial, este ano, pela nossa concorrente da Casa da Cerveja em Leça do Bailio, mas também convinha registar, a bem da paridade, que a SCC tem a funcionar, desde 2004, e renovado em 2015, o Museu da Cerveja em Vialonga, o primeiro em Portugal, com visitas gratuitas e com um número anual de visitantes superior a 6 mil.

– Quanto ao quadro do Share of Voice a informação que temos, via Mediamonitor , não representa esta realidade, e no ano 2015 a quota para as cervejas da SCC versus as da concorrência, em numero de notícias, é de 63% para a SCC.»

 

Nuno Pinto de Magalhães, director de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas

Artigos relacionados