Queixas relacionadas com os saldos aumentam 62%

Entre o dia 26 de Dezembro de 2022 e o dia 10 de Janeiro de 2023, chegaram ao Portal da Queixa 1525 reclamações dos consumidores relacionadas com os saldos, verificando-se um crescimento de 62% em comparação com o período homólogo, onde foram registadas 940 queixas.

Na primeira quinzena da época de saldos, as categorias com maior volume de reclamações foram Compras, Moda e Joalharia, a totalizar 571 queixas (37% do total) e a categoria Informática, Tecnologia e Som, a recolher 474 reclamações (31%).

De acordo com os dados do Portal da Queixa, entre os principais motivos de reclamação estão problemas com a troca ou reembolso de compras (41%); atraso na entrega da encomenda (25%); burlas em compras online (13%) – a gerar mais de duas centenas de reclamações em apenas quinze dias –, e encomendas incompletas ou em mau estado (9%).

«O aumento das compras online – que se avoluma sempre em épocas de saldos e iniciativas promocionais – coloca a descoberto as inúmeras fragilidades de alguns consumidores, demonstrando a baixa literacia digital que, infelizmente, ainda existe em Portugal», afirma, em comunicado, Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa.

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