Queixas contra o sector da Saúde cresceram 11% no primeiro trimestre

Os portugeses estão cada vez mais descontentes com os serviços no sector da Saúde. Entre Janeiro e Março, foram apresentadas no Portal da Queixa 1169 reclamações relacionadas com a área da Saúde, o que reflecte uma subida de 10,6% em relação ao período homólogo do ano passado.

De acordo com o Portal da Queixa, o sector privado é o principal alvo das queixas dos utentes, tendo sido visado em 723 reclamações, um aumento de 19,5% em relação ao mesmo período de 2023. O sector privado concentra assim mais de metade (61,8%) das reclamações contra entidades de Saúde. Já o Serviço Nacional de Saúde (SNS) recebeu 446 reclamações, uma redução homóloga de 1,3%.

Entre os principais motivos de reclamação dos utentes em relação ao sector público estão a demora no atendimento (30,3% das queixas), o mau atendimento (26,5%), a dificuldade no agendamento de procedimentos, como consultas, exames e análises (8,1%), a falta de informação (5,7%) e a dificuldade no contacto com a entidade de saúde (5,4%).

Já as queixas relativas ao sistema privado inicidem sobretudo na demora no atendimento (16,9%), cobrança indevida (16%), mau atendimento(13,4%), falta de informação (11,8%) e dificuldade no agendamento de procedimentos (5,6%).

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