Que País construímos para os nossos filhos de 20?

M.ª João Vieira Pinto
Directora de Redacção Marketeer

Tenho uma filha nos 20 anos. Aliás, tenho vários amigos com filhos por esta idade. No tempo em que eu os fiz, os 20, acabávamos o curso e saíamos de casa. Havia emprego e remuneração condizente. Fazíamos o percurso normal… primeiro ordenado de estagiário, que ia subindo à medida que crescíamos! E saíamos de casa, dos pais. Que era mais ou menos essa a “ordem natural das coisas” a que tínhamos sido habituados ou conhecíamos.

Tenho uma filha nos 20 anos. E vários amigos com filhos pela mesma idade. Os dramas e dilemas típicos das duas décadas de vida não são assim tão distintos dos que eu tinha. Já tudo o resto é de enorme distância. O primeiro emprego nem sempre é fácil. Pelo menos por cá. O primeiro ordenado é isso, o primeiro ordenado, mas que vai ficando sem alterar, acertar ou melhorar. A primeira casa, ah essa não há por perto, mas também não há menos perto ou mais longe. E a construção de futuro independente, sem pais no quarto ao lado, tarda.

Tenho uma filha nos 20 anos que, mais provavelmente, irá para fora. E não, não é de Lisboa. É do País. Muitos dos filhos dos meus amigos já foram. Outros irão. E também não, não estamos a falar de mão-de-obra média ou mediana. É exportação de talento, do nosso talento, dos nossos filhos que saem – pelo menos não todos – não porque seja esse o seu sonho ou ambição, mas porque é só esse o caminho para o futuro. O deles! Que País construímos quando não temos espaço para os mais novos? Quando olhamos à conquista do que vem de fora e não retemos nem cuidamos o que por aqui temos?

Que País deixamos para os nossos filhos de 20? Nesta edição da Marketeer contamos histórias de pequenos grupos hoteleiros que estão a investir e a fazer bem em Portugal. Porque sabemos fazer muito bem. É iniciativa privada que pensa no presente e olha longe. Só que não chega, nem de perto, para “construir” vidas. As tais, dos nossos filhos…

Editorial publicado na revista Marketeer n.º 326 de Setembro de 2023

Artigos relacionados