PSE: Prevenir a fraude reduzindo custos
A fraude no sector dos seguros é bastante recorrente e um grande motivo de prejuízo para as empresas. Esta situação faz com que as seguradoras paguem indevidamente milhões de euros em indemnizações, prestações ou pensões por ano.
Para ajudar as seguradoras a combater a fraude, a empresa especialista em Data Science e Pesquisa Avançada PSE (no mercado desde 1994 e que no seu dia-a-dia se dedica a facultar dados relevantes e a desenvolver soluções analíticas à medida, transformando dados em conhecimento) desenvolveu a Solução PSE Fraud Management.
Trata-se de uma solução de análise de risco de fraude para as empresas, que contempla uma visão 360º dos clientes e dos operadores envolvidos nos processos. Esta solução ajuda a gestão das seguradoras, através da antecipação de comportamentos de risco, permitindo a actuação de forma preventiva.
Se está a questionar-se como isso é feito, saiba que a solução PSE Fraud Management combina a criação e simulação de critérios de risco/fraude com modelos preditivos, técnicas de machine learning para detecção de novos padrões, softwares de análise preditiva (IBM SPSS), optimização e priorização, simulação e aprendizagem contínua.
E são vários os momentos em que a solução PSE Fraud Management consegue estar ao lado das seguradoras, facilitando o seu trabalho. Na fase da prevenção, a solução permite a criação de processos operacionais que transmitem para o cliente a noção de não vulnerabilidade. No período de detecção, consegue proceder à identificação de padrões de comportamento e transaccionais que permitem detectar a fraude. Quando chega ao momento de investigar, a solução disponibiliza conjuntos de reports e informações de suporte à investigação e registo de resultados. Na fase de sancionar, o resultado da investigação é registado na solução e, em algumas situações, pode ser partilhado com outras entidades (originando a criação de black lists, por exemplo).
EM QUE É QUE A SOLUÇÃO PSE FRAUD MANAGEMENT É INOVADORA?
A Solução PSE Fraud Management contempla um sistema analítico de scoring de risco e, apesar da complexidade intrínseca à temática, foi desenhada para ser intuitiva e de fácil utilização. A solução é flexível na gestão da mudança de critérios de risco, permite autonomia para os utilizadores na definição de modelos de risco/fraude e uma distribuição colaborativa para integração nas unidades de negócio da organização. Além disso, é uma solução escalável, ou seja, está pronta a incluir novas temáticas de risco e os utilizadores podem visualizar e trabalhar informação complexa sempre na sua linguagem de negócio.
Com recurso à Solução PSE Fraud Management, o utilizador tem mais informação, mais conhecimento útil, mais eficiência e eficácia, optimização e melhoramento do negócio, garante a PSE.
Além destas vantagens, a solução PSE Fraud Management é robusta, permitindo que sejam definidas milhares de variáveis nativas sobre diversas temáticas do negócio do cliente. Desta forma, é permitido aos utilizadores a criação de variáveis derivadas, que explorem estatisticamente os dados da aplicação (através de frequências, correlações, entre outras) e que trabalhem sobre uma segmentação comportamental 360º dos seus clientes (sobre a perspectiva de diversas dimensões e subdimensões comportamentais).
Ou seja, a solução PSE Fraud Management permite a identificação de casos positivos de risco/fraude, reduzindo os custos que as empresas têm com clientes fraudulentos. Uma solução, de resto, que tem aplicabilidade na detecção de fraude na participação de sinistros, em prestação de cuidados de saúde, na utilização fraudulenta de cartões de crédito, em riscos de pagamento, entre outros.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 322) da Marketeer.