Prémio Jovens Músicos volta a descobrir talentos

músicaEsta manhã, a redacção da Marketeer começou a trabalhar ao som de violino. Uma iniciativa da Antena2 com a chancela do Grupo RTP para promover o Prémio Jovens Músicos (PJM), evento anual na área da música clássica que vai já na 27ª edição. O PJM distingue os novos talentos na área da música clássica e tem marcado uma nova geração de instrumentistas, dos quais muitos são hoje profissionais nas orquestras nacionais e estrangeiras e solistas em Portugal e a nível internacional.

«Esta é uma iniciativa que cumpre um dos pilares que sustentam a missão de Serviço Público uma vez que promove a música e a aposta no talento de jovens músicos portugueses. O PJM é na sua essência a verdadeira promoção da diversidade de conteúdos, tornando-os mais acessíveis e gerando mais proximidade com quem nos ouve e quem nos vê», afirma a empresa.

A Antena2 é a impulsionadora para a realização deste evento, tendo envolvimento ao nível dos conteúdos, passando pelo desenvolvimento artístico até à produção e acompanhamento das várias fases que constituem o Prémio Jovens Músicos.

As categorias a concurso são: Solistas Nível Superior (Oboé, Trombone, Percussão e Contrabaixo); Solistas Nível Médio (Flauta e Violoncelo); Música de Câmara | Nível Médio e Nível Superior e Jazz Combo.

O PJM é constituído por três provas, nomeadamente pré-eliminatórias, eliminatórias e final.

O evento conta, em média com cerca de 200 inscrições anuais provenientes de variadas escolas e associações de música a nível nacional. São apurados para as eliminatórias cerca de oito candidatos por categoria, passando para a final apenas três por categoria a concurso. Os jovens vencedores contarão com o apoio da Orquestra Gulbenkian nas suas actuações.

O Prémio Jovens Músicos, conta com o apoio da Casa da Música, Escola Superior de Música de Lisboa, CCB e Fundação Calouste Gulbenkian, e a consagração dos vencedores acontecerá no Festival Jovens Músicos de 26 a 28 de Setembro, que decorre este ano pela primeira vez, no Centro Cultural de Belém.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo