Portugueses procuram mais carros premium em segunda mão. Mercado não consegue dar resposta
O Standvirtual, plataforma de venda de automóveis, revela que a procura por carros de marcas premium e com matrículas dos dois últimos anos tem aumentado nos últimos meses, especialmente em Dezembro. De acordo com dados do Panorama Mensal do Mercado Automóvel, a Mercedes-Benz e a BMW registaram uma subida de 14% e 11% nas pesquisas, respectivamente, face ao mês anterior.
O relatório revela que na categoria “Combustível e Segmento” os carros a diesel (67%) e as carrinhas (19,5%), SUV (17,5%) e utilitários (15%) são os mais procurados. Contudo, verifica-se uma falta de oferta de anúncios face ao que os utilizadores pesquisam – em Dezembro havia apenas 65% de oferta de carros a diesel.
Também na categoria “Preços” se verifica este problema, sobretudo visível nos carros abaixo dos cinco mil euros, com uma escassez verificada no carro Renault Clio, e acima dos 40 mil euros, no caso dos automóveis Mercedez-Benz Classe S, Porsche 911 e BMW Série 4. O intervalo de preços entre os dez mil e os 25 mil euros é o único em que a oferta supera a procura. Este parâmetro é o mais visualizado (37%) e representa mais de metade dos anúncios.
Por fim, no que diz respeito ao “Ano de Matrícula”, os carros matriculados em 2015 e 2016 foram os mais visualizados em Dezembro, mas, à semelhança dos dois meses anteriores, verifica-se um aumento da procura de carros mais recentes, com matrícula de 2019 e 2020, destaca a plataforma, em comunicado.
«Temos vindo a reparar em algumas tendências subtis nos últimos meses, como a maior procura de carros matriculados nos últimos dois anos e, este mês, de carros de marcas premium. Como sabemos, a pandemia afectou grandemente o mercado automóvel e esta escassez de anúncios que temos vindo a anunciar deriva da escassez de produto no mercado ao nível de novos, não existindo reposição dos usados e alterando alguns hábitos de procura», explica Nuno Castel-Branco, director-geral do Standvirtual.