Portuguesa Suffa abre loja de luxo em Joanesburgo, na África do Sul

A empresa portuguesa Suffa, especializada em design e fabrico de sofás premium – que trabalha há mais de 12 anos para mercados internacionais no segmento private label e que inaugurou a sua primeira loja de marca própria para o consumidor final em Lisboa no início da ano – abriu uma loja em Joanesburgo. Esta segunda loja em nome próprio é a primeira fora de Portugal e está localizada na zona de Fourways, próxima de zonas residenciais com elevado poder de compra e de grandes centros comerciais onde se encontram as principais marcas de luxo.

«Com este espaço, que tem mais de 465 metros quadrados, pretendemos proporcionar uma experiência de compra que demonstre a este país o nosso alto nível de expertise na criação de sofás que são desenhados e criados de modo personalizado por uma equipa de designers e totalmente produzidos em Portugal», refere André Fernandes, CEO da Suffa.

Trata-se de um projecto que resulta de uma joint-venture com a Vencasa, retalhista sul-africana especializada em soluções de luxo de colchões e mobiliário de quarto. «A Vencasa, com todo o know-how que tem sobre o funcionamento deste mercado já desde 1985 e num segmento que é também o nosso – o premium – é o parceiro ideal para a nossa aposta na África do Sul, para nos ajudar a levar a cabo o aliciante plano de expansão que temos para este país», acrescenta o responsável. O projecto representa um investimento conjunto de 210 mil euros.

A empresa portuguesa encara a aposta neste espaço comercial como o ponto de partida de uma aposta num país que, se bem sucedida, poderá vir a ser muito maior. «O nosso objectivo é que a loja em Fourways sirva de teste e adaptação ao mercado. Num período entre seis e 12 meses, caso se verifique o forte potencial que pensamos que o mercado tem, temos o objectivo de chegar às principais cidades da África do Sul com novos pontos de venda», adianta André Fernandes.

Greg Smart, CEO da Vencasa, explica de que maneira a marca Suffa poderá vir a crescer no mercado sul-africano tendo em conta as características dos produtos que estão a ser apresentados ao público-alvo.

Qual é a importância desta parceria com a Suffa?

Esta parceria entre a Suffa e a Vencasa vem trazer uma novidade ao mercado sul-africano na categoria de salas de estar de alta qualidade. O estilo de design e a qualidade de produção posicionam a marca enquanto “quiet luxury”, onde os consumidores podem desfrutar de um design e padrões de qualidade europeus acessíveis para consumidores dos segmentos médio-alto e alto. A Vencasa vai aproveitar o seu estatuto de marca bem estabelecido neste mercado, como líder no segmento de produtos premium para quarto, para expandir os seus horizontes na categoria de salas de estar (lounges), colaborando com uma marca europeia bem consolidada como a Suffa. Esta colaboração vai focar-se em oferecer ao consumidor sul-africano a qualidade e segurança dos produtos Suffa, apoiada por um forte retalhista local com quase 40 anos de experiência na África do Sul.

Que nível de diferenciação terá a Suffa no mercado sul-africano?

A principal diferença está na incorporação de soluções de relaxamento funcional na forma de sofás e conjuntos de lounge com reclinação automática, combinados com estilos de design modernos. Isso proporciona-nos a possibilidade de oferecer sofás que funcionam tanto como uma peça elegante e requintada para receber convidados, como um espaço confortável para relaxamento no dia-a-dia. O facto de os sofás terem unidades de energia recarregáveis permite maior facilidade de posicionamento dentro do ambiente de convivência, sem ser preciso organizar os assentos de acordo com as tomadas da sala. Isso também elimina a necessidade de extensões ou tomadas visíveis no ambiente, dando ao proprietário a flexibilidade de configurar o espaço conforme desejar. Este recurso será um grande diferencial em espaços reduzidos, especialmente com o crescimento de projectos com interiores “open space” em habitações mais modernas. A capacidade de posicionar os móveis exactamente conforme as necessidades do espaço é essencial para qualquer lar funcional.

Que públicos vai a Suffa atrair?

A marca Suffa vai atrair os consumidores sul-africanos dos segmentos médio-alto e alto. São consumidores que compram casas numa faixa de preço superior a 3,5 milhões de rands (a partir dos 180 mil euros). Procuram elegância e estilo para sociabilizar e entretenimento, mas também pretendem sofás que possam ser usados de forma funcional para relaxar enquanto assistem TV ou trabalham numa posição confortável. O crescimento do conceito “open space” nas habitações trouxe a necessidade de mobílias que combinem conforto e requinte, uma vez que hoje já não há a tendência de se ter duas salas separadas para entretenimento e convívio.

Quais as perspectivas de crescimento da marca na África do Sul?

Acreditamos que, a curto prazo, as perspectivas de crescimento serão moderadas, de modo a testarmos o mercado e fazer com que este se familiarize com a marca Suffa. É uma tendência comum na África do Sul, onde o mercado normalmente é mais lento na fase inicial, por ser mais conservador e se ir adaptando ao longo do tempo. No entanto, acreditamos que assim que o mercado compreender o estilo, a qualidade e a funcionalidade dos produtos Suffa, vai registar um crescimento robusto a médio e longo prazo. Aliando isso à durabilidade e design inovador, a Suffa será uma marca relevante mas também sustentável a longo prazo.

A Suffa poderá estar presente em mais cidades sul-africanas?

A médio prazo, a Suffa tem potencial para estar representada em 3 ou 5 das principais cidades da África do Sul. Temos o objectivo de abrir espaços noutras áreas metropolitanas importantes, como Cidade do Cabo, Durban e Pretória. Assim que estes mercados estiverem bem estabelecidos, consideraremos uma posterior expansão para as províncias de Gauteng, KZN e Cabo Oriental. O modelo operacional foi programado para facilitar a escalabilidade, tendo em linha de conta os requisitos de investimento, localizações disponíveis e a adesão do mercado.

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