Portuguesa Clementine quer ser referência europeia nos produtos menstruais ecológicos

Dos tampões e pensos higiénicos até aos copos menstruais, a Clementine é uma marca 100% portuguesa que ambiciona ser referência a nível europeu para quem tem preocupações ecológicas. Marta Cardoso, fundadora da Clementine, conta que este é um projecto de mulheres para mulheres e que nasceu para ajudar a tornar a menstruação mais verde.

Na mais recente Marketeer Talk, Marta Cardoso esclarece que dedicaram cerca de um ano a um trabalho de estudo e procura de fornecedores que cumprissem todos os requisitos de sustentabilidade necessários. «Eu, como mulher, nunca tinha percebido que os produtos que usamos estáo cheios de químicos (lixívia, petróleo, cloro)», explica a responsável, indicando que a Clementine representa uma alternativa a este paradigma.

Segundo Marta Cardoso, a Clementine distingue-se também pelo combate ao desperdício: todos os produtos da marca são livres de químicos, feitos a partir de algodão orgânico e, por isso, biodegradáveis, ao contrário do que acontece com os pensos e tampões tradicionais. A intenção era apresentar uma solução mais ecológica para os produtos mainstream, uma vez que ainda são poucas as mulheres que recorrem ao copo menstrual ou às cuecas reutilizáveis.

«As mulheres não falam sobre este assunto (…)», acrescenta a fundadora da Clementine, sublinhando que ainda existe algum tabu em falar sobre o assunto. «Nós queremos fazer um caminho para a educação menstrual e ecológica das mulheres.»

Acompanhe a conversa na íntegra no vídeo em baixo:

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