Portugal soma 7 campanhas na shortlist dos Cannes Lions 2024

Já começaram a ser reveladas as shortlists dos Cannes Lions 2024, uma das entregas de prémios mais importantes para o mundo da publicidade. Este ano, Portugal conta por agora com 6 campanhas na lista dos finalistas, estando ainda por revelar os candidatos de algumas categorias.

The Endagered Typeface” é uma aposta que junta a ANF|WWF e o Jardim Zoológico de Lisboa para envolver a sociedade na preocupação global relativa à “sexta extinção em massa”. Foi criada uma fonte associada à base de dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas promovida pela International Union for Conservation of Nature (IUCN), e cada letra representa um animal. À medida que o número de indivíduos de cada espécie for diminuindo, a letra correspondente vai desaparecendo. A campanha tem assinatura da Bar Ogilvy e está na shortlist Digital Craft – Data Visualization.

Improbable Housemates” foi criada pela Dentsu Creative para o MEO e consiste numa plataforma que junta novas e velhas gerações para partilharem casa. O trabalho é finalista em Engagement: Direct – Consumer Services/B2B e Single Marktet Campaign. Também do MEO, mas com desenvolvimento da Bar Ogilvy, está nomeada “Filhos do Euro 2024”, a continuação da aposta “Faz Amor por Amor à Selecção” em Engagement: Direct – Use of Humour e Use of Broadcast.

A Amnistia Internacional Portugal conta com uma nomeação em Brand Experience & Activation pela campanha “Look for Freedom“, que transforma burqas afegãs em vestido como alavanca para uma causa. A ideia original da Havas juntou a activista afegã Zarifa Ghafari e a designer portuguesa Katty Xiomara para criar peças de roupa a partir de burqas abandonadas num aeroporto por mulheres que se viram forçadas a deixar o Afeganistão

Por fim, a categoria Entertainment Lions for Sport conta com mais duas campanhas portuguesas. Uma é a “Liga das Ligas” da Betclic, desenvolvida pela Judas em parceria com a Liga Portugal para a consignação do IRS (Brand Partnerships, Sponsorships e Collaborations). Outra é “Surfing the Odds” da Soma, Betclic e Shutterstock, com criatividade da Coming Soon, que conta a história de jovens mulheres que lutam pelo empoderamento feminino através do surf (Diversity & Inclusion).

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