Associações já entraram em campanha pelos 0,5% do seu IRS. A quem vai dar o seu?

Os portugueses terão entre 1 de Abril e 30 de Junho para entregar a declaração de IRS referente ao ano de 2023. No momento em que preenchem o Modelo 3 no Portal das Finanças, os contribuintes podem atribuir 0,5% do seu imposto a uma associação à escolha. A doação não tem qualquer impacto no benefício fiscal nem custos associados e permite às organizações continuarem a desenvolverem as suas missões.

De forma a facilitar a escolha, deixamos em baixo algumas das campanhas que apelam à sensibilidade dos portugueses e que podem desempatar no momento de decisão.

Café Joyeux

O Café Joyeux e a Associação VilacomVida, IPSS que proporciona formação e emprego a jovens-adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, lançam uma nova campanha nacional para apelar à consignação gratuita do IRS. Carolina Deslandes volta a ser o rosto desta campanha e apela à solidariedade de todos os contribuintes para ajudar a trazer a diferença para o centro das nossas cidades e das nossas vidas. O NIF é 514 199 784.

 

 

 

 

 

 

 

 

SIC Esperança

A SIC Esperança trabalha em colaboração com escolas, instituições e comunidades locais para identificar e responder às necessidades específicas de cada contexto, garantindo que os recursos sejam relacionados de forma eficaz e impactante. O NIF é 506 711 706.

 

 

 

 

 

 

 

Make-A-Wish Portugal

“Tudo começa com um desejo” é o mote da nova campanha da Fundação Realizar um Desejo – Make-A-Wish Portugal que visa relembrar a todos os portugueses que ajudar a realizar desejos de crianças e jovens gravemente doentes está ao alcance de todos e é tão simples. O NIF é 509 196 853.

Comunidade Vida e Paz

A Comunidade Vida e Paz lança uma campanha que conta com o humor de Nuno Markl e de Eduardo Madeira e que alerta para a falta de acesso a casas condignas, para o aumento das pessoas em situação de sem-abrigo e para o maior número de famílias e jovens nesta situação. O NIF é 502 310 421.

ACNUR

E se lhe dissessem que pode garantir o fornecimento de água a refugiados durante um mês sem qualquer custo extra para si? Ou garantir o acesso à alimentação e à educação a crianças deslocadas pelo período de um ano? Sob o mote “Custa muito ser forçado a fugir… doar o seu IRS não custa nada” e com presença assegurada em canais digitais, mupis e spots em cinema e televisão, o parceiro nacional da Agência da ONU para os Refugiados vem apelar à população portuguesa para consignar os 0,5% do seu IRS para apoiar os programas da Organização em todo o mundo. O NIF é 516 420 666.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundação Sporting

A Fundação Sporting dedica-se a acções solidárias de carácter desportivo, cultural, social e filantrópico que, entre outros, abrangem a reinserção social de crianças, adolescentes, idosos e adultos e o auxílio a colectivos desfavorecidos e apoio à inclusão social e comunitária. O NIF é 513 462  554.

Associação Portuguesa de Fertilidade

A associação volta a consciencializar para os problemas da infertilidade através da campanha de consignação de IRS. Uma em cada seis pessoas no mundo tem problemas de fertilidade e não pode realizar o seu sonho de ser pai ou mãe. O NIF é 507 724 216.

 

 

 

 

 

 

 

 

Oikos

A Oikos, ONGD portuguesa, tem a missão de tornar o Mundo num lugar mais justo e sustentável. Este ano, com a nossa campanha, focamo-nos na ideia de que as pessoas, ao preencherem o NIF da Oikos na consignação do seu IRS, estão também a preencher a vida de alguém e a completar as variadas coisas que estão em falta no dia a dia de muitas comunidades. O NIF é 502 002 859.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meritis

A associação sem fins lucrativos ajuda a concretizar sonhos através do apoio a jovens talentos com carreiras promissoras em diversas áreas e apela aos portugueses que atribuam 0,5% do seu IRS à Meritis. O NIF é 510 749 526.

Semear

“Agora que já estou a trabalhar, também posso consignar!” é o mote da campanha de consignação do IRS da Semear, organização sem fins lucrativos que visa a plena inclusão na sociedade e mercado de trabalho de pessoas com Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento. O NIF é 508 908 507.

ÂNIMAS

A Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social dedica-se diariamente à educação de cães de assistência, para proporcionarem apoio a crianças, jovens e adultos com limitações funcionais diversas, desde epilepsia, dificuldades motoras, até perturbações do espectro do autismo. O NIF é 506 119 718.

Liga Portuguesa Contra o Cancro

Embaixador da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) há vários anos, Ricardo Araújo Pereira volta a doar a sua imagem e o seu talento à campanha pela consignação do IRS a favor da associação. Com a assinatura “Ligue mais ao que realmente é importante”, as mensagens de apelo do humorista regressam à televisão, rádio e redes sociais com o objectivo de sensibilizar a população para doar 0,5% do seu IRS à luta contra o cancro. O NIF é 500 967 768.

ANGEL

A Associação Síndrome de Angelman Portugal apela a que todos os portugueses sejam solidários e que contribuam com 0,5% do seu IRS, sem qualquer custo, para uma melhor qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Angelman e das suas famílias. O NIF é 510 133 355.

Liga das Ligas (Betclic e Judas)

A Liga Portugal Betclic, numa iniciativa promovida pela Fundação do Futebol, vai apoiar nove Ligas Portuguesas na 27.ª jornada de futebol desta época desportiva. As Ligas em destaque são: Liga Portuguesa de Profilaxia Social, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Liga Portuguesa Contra a SIDA, a Liga Renascer, a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, a Liga Nacional Contra a Fome, a Liga dos Bombeiros Portugueses, Liga para a Proteção da Natureza e a Liga dos Combatentes.

 

 

Artigos relacionados