Estas letras vão desaparecendo à medida que os animais se extinguem

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Biodiversidade e a ANP | WWF Portugal lança uma campanha de sensibilização ambiental com assinatura criativa da Bar Ogilvy.

Sob o mote “Uma fonte viva para proteger toda a vida animal”, a aposta publicitária “The Endagered Typeface” foi pensada para envolver a sociedade na preocupação global relativa à “sexta extinção em massa”.

Tendo por base a criação de uma fonte associada à base de dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas promovida pela International Union for Conservation of Nature (IUCN), cada letra representa um animal. À medida que o número de indivíduos de cada espécie for diminuindo, a letra correspondente vai desaparecendo.

«Esta campanha quer pôr as pessoas a pensar num problema que afecta toda a humanidade – pôr em causa a biodiversidade é pôr em causa a nossa sobrevivência. A vida selvagem continua a decair de forma alarmante, o que traz graves consequências para a nossa própria saúde e subsistência», diz, em comunicado, Ângela Morgado, directora executiva da ANP|WWF.

De acordo com dados da IUCN, destacam-se as mais de 42 mil espécies ameaçadas de extinção, incluindo, entre outros, 41% de anfíbios, 27% de mamíferos, 36% de corais de recife, 21% de répteis e 13% de aves. Dos 1,7 milhões de espécies já identificadas, a Lista Vermelha avaliou o risco de extinção de quase 105 mil. A estes dados acrescem os dados do Relatório Planeta Vivo, da WWF, que indicam que a abundância de vida selvagem (mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes) teve uma queda média de 69‰ desde 1970.

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