Por que é que a Filorga investe em Marketing de Influência?

Influenciadores, bloggers, instagramers, youtubers… O Marketing de Influência ganhou dimensão redobrada nos últimos anos e as marcas foram à boleia, que o mesmo é dizer, não puderam ficar para trás. Ou não tivessem quase todos os consumidores já seguido algum influencer numa (ou mais) rede social, tendo, em algum momento, sido impactados e levados à compra. Actualmente, e conforme revelam alguns estudos, é mais fácil os consumidores confiarem em pessoas que seguem diariamente nas redes sociais (com quem já têm alguma espécie de afinidade e respeito) do que na comunicação de marketing das próprias marcas… O que faz, então, com que o Marketing de Influência ganhe cada vez mais espaço no meio digital?

FILIPA CRAVO Foto @LouieThain

No mercado português, desde há dois anos que a Filorga tem vindo a concentrar esforços no Marketing de Influência. Com resultados visíveis, conforme garante Filipa Cravo, responsável de comunicação da Filorga em Portugal, a verdade é que nos últimos meses – e neste que é um ano particularmente atípico –, a Filorga procurou ser mais reactiva e mais proactiva «em matéria de comunicação e do trabalho com influenciadores, levando a um rearranjo da estratégia já definida, para fazer “fit” com a situação actual e levou mesmo à antecipação de alguns investimentos».

Por isso, garante a responsável, «a aposta em influenciadores irá manter- se muito presente nas acções levadas a cabo pela marca e será merecedora de mais investimento nos próximos anos».

Qual a importância dos influenciadores para a Filorga?
A área da beleza e skincare é um mundo, a panóplia de produtos no mercado é interminável e torna-se importante procurar destacar a marca, os valores e principais pontos fortes junto do target. Naturalmente, os consumidores sentem-se perdidos com os produtos certos, com o que dizem os rótulos e questionam-se “será este o produto mais indicado para mim?”.

É nos influenciadores que milhares de pessoas vão colher recomendações e sugestões, acabando por fazer escolhas que as levam para uma zona de conforto em termos de consumo. Mais do que qualquer outro canal, as redes sociais, e concretamente os influenciadores, são onde os nossos consumidores e potenciais novos consumidores vão beber informação e buscar respostas para as suas necessidades. Temos de lá estar.

Créditos CLAUDIAIV Foto Joana Corte Garcia @jo_mobphotography

A Filorga é uma marca querida por muitos influenciadores, que reconhecem a sua qualidade e eficácia, onde a recomendação orgânica é bastante frequente. Valorizar os produtos, destacar as suas principais características e comunicar claramente para quem se destinam, e que necessidades cumprem, tem sido o foco da marca no que à colaboração com influenciadores diz respeito. Comunicar pelos influenciadores permite-nos dar voz aos produtos da marca.

Acreditamos que as colaborações com influenciadores vivem para além de uma publicação feita por um influenciador. Os seguidores são canalizados e encaminhados para a nossa marca, onde são acolhidos e atendidos de forma personalizada. Para chegar a este ponto e à conversão, é necessária uma comunicação eficaz e clara dos produtos e dos resultados a que se propõem.

Que tipo de trabalho desenvolvem e desde quando é que a marca começou a investir neste tipo de comunicação?
No mercado português, a Filorga concentrou a sua atenção e os seus esforços no Marketing de Influência nos últimos dois anos. Foi-se tornando notório o peso e o feedback das relações construídas entre a marca e os seus influenciadores. Filipa Cravo, responsável de comunicação da Filorga em Portugal Numa primeira fase, é feita a pesquisa dos influenciadores que mais se enquadram com a marca e, numa segunda etapa, os mais adequados a cada campanha.

A comunicação assenta na eficácia dos produtos e procura sempre evidenciar as preocupações/necessidades que um produto/ gama corresponde. A componente educativa está sempre bastante presente no sentido de identificar boas práticas preventivas do envelhecimento mas, também, identificar o que deve ser evitado.

Créditos Mariana Machado

Há características que um influenciador precise para trabalhar a marca?
É feita uma escolha criteriosa dos influenciadores com quem trabalhamos, através do follow continuado das suas redes, interesses, tipo e tom de comunicação, entre outras características.

A afinidade com a marca revela-se também no tipo de conteúdos que partilha – naturalmente, temas como a beleza e os cuidados com a pele são obrigatórios. O número de seguidores é também um factor importante, mas não é o único. Engagement da comunidade é revelador dos interesses dos seguidores. Além disso, a consistência é um ponto relevante na forma de comunicar do influenciador. Para acompanhar o trabalho feito ao nível do Marketing de Influência, o estudo das métricas por detrás dos influenciadores é fundamental no processo de selecção. E, nesse aspecto, a aposta numa ferramenta específica para permitir um estudo menos demorado dos influenciadores, para encontrar os mais indicados para cada campanha, mas também a capacidade de medir o impacto de cada uma. Neste campo, tem sido importante o trabalho com a portuguesa Primetag, que nos permitiu trabalhar esta área com menos “achismo” e mais foco nos resultados.

E que impacto tem tido para a marca?
O trabalho com influenciadores aproxima os consumidores da marca. Impacta favoravelmente a marca e os consumidores, pois o influenciador pode responder de imediato a dúvidas ou questões que os seguidores podem ter. Tem-nos permitido reforçar a sua posição no mercado e fixar uma característica da marca: a Filorga não lança nenhum produto no mercado sem resultados visíveis em sete dias. Além disso, ajuda-nos a reagir com mais rapidez, uma vez que é uma área que permite à marca comunicar eficazmente e num curto espaço de tempo.

Créditos MIARELOGIO Foto DIOGO BEJA

Neste ano particularmente atípico, onde se registou um maior refúgio dos consumidores nos canais digitais e, concretamente, nas redes sociais, dinamizar e intensificar a relação com influenciadores tem sido uma boa aposta. Os seguidores passam agora mais tempo a consumir conteúdos nas redes sociais e isso tem aproximado os consumidores da marca, mas também tem sido favorável no recrutamento de novos consumidores. Ao nível digital e de Marketing de Influência, tem sido um período com grande volume de trabalho. Concretamente, este período fez com que fôssemos mais reactivos e mais proactivos em matéria de comunicação e do trabalho com influenciadores, levando a um rearranjo da estratégia já definida, para fazer “fit” com a situação actual e levou mesmo à antecipação de alguns investimentos.

A Filorga é uma marca de clientes fiéis? A recomendação continua a ser das suas melhores formas de comunicar e crescer?
É uma marca onde a fidelidade é notória e a prova disso é o nosso programa de fidelidade, que premeia os consumidores mais fiéis e assíduos da marca. A recomendação é, desde sempre, a melhor ferramenta do marketing para comunicar e crescer. Por via dos influenciadores, essa recomendação é em escala, impactando milhares de pessoas de uma só vez.

Esta recomendação, feita por influenciadores, aproxima os consumidores da marca, porque existe uma relação próxima entre os influenciadores e a sua comunidade de seguidores, e isso tem reforçado a presença da marca, por despertar o interesse na marca e nos produtos e impulsionar para a compra. As campanhas centram-se maioritariamente nos lançamentos da marca, mas também nos timings de utilização dos produtos, como é o caso dos cuidados solares.

Que trabalhos perspectivam para os próximos meses?
À semelhança do caminho que temos estado a traçar, a aposta em influenciadores irá manter-se muito presente nas acções levadas a cabo pela marca e será merecedora de mais investimento nos próximos anos.

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