Polícia Judiciária com novo edifício sede

Edificio Sede PJ _2É inaugurado hoje o novo edifício sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, cujo projecto de arquitectura é da responsabilidade da Saraiva + Associados. O empreendimento incluiu a construção de um novo edifício com ligação física em passadiço ao edifício existente, obras de beneficiação e recuperação do edifício dos serviços prisionais, a construção de uma nova portaria e o arranjo dos espaços exteriores.

O edifício foi construído com base numa hierarquia de recuos geométricos que diminuem o impacto sobre a envolvência urbana. «Apesar de associarmos rigor, disciplina e austeridade ao nome desta instituição, optámos por não recriar a imagem do edifício existente mas sim reinterpretá-la e torná-lo mais dinâmico», afirma Miguel Saraiva, arquitecto e CEO da Saraiva + Associados. «Partindo de uma malha rigorosa, produzimos uma pele geométrica que contagia toda a imagem do edifício e que lhe confere unidade, reduzindo o seu impacto na envolvente. A nova sede da Polícia Judiciária assume, assim, a sua condição de instituição, sem ostentar uma escala opressiva. Trata-se de um conjunto de escala humanizada, rigoroso mas não austero», explica o CEO da empresa.

O empreendimento conta com 11 pisos acima da cota de soleira, que se articulam segundo eixos de comunicação, e dois grandes pátios centrais que intercalam os volumes e unificam o conjunto edificado. Todos os novos edifícios do complexo apresentam uma modulação base, o que permite antecipar uma flexibilidade na sua reorganização futura, caso a orgânica dos serviços assim o determine. No topo do novo edifício foi ainda criado um heliporto e, no seu exterior, locais para estacionamento para mais de 500 viaturas.

 

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...