Planeamento a longo prazo está a ganhar terreno na estratégia das marcas

O upstream marketing, pautado pelo planeamento de marca a longo prazo, é o foco de 52% dos estrategas inquiridos no âmbito do relatório “Future of Strategy 2021”. Promovida pelo WARC, esta análise mostra que cerca de metade dos profissionais de marketing pretende optar por uma abordagem mais holística, comparando com o que acontecia antes da pandemia.

Há ainda quem profissionais que dizem que irão dedicar o mesmo tempo ao planeamento upstream (35%) e uma fatia mais reduzida (12%) que aponta para menos tempo.

Quanto ao downstream marketing, assente no desenvolvimento de campanhas específicas e numa abordagem mais imediata, o mesmo relatório indica que somente 35% dos estrategas pretende dedicar mais tempo a esta vertente. Por outro lado, 48% tenciona dedicar o mesmo tempo e 19% menos.

Mark Lester, head of Strategy na We Are Pi, acredita que o fosso entre upstream e downstream está a aumentar e que será necessário que os estrategas das marcas escolham um dos lados da equação. Por outro lado, Zoe Scaman, fundadora da Bodacious e co-fundadora da MCX, considera que a transversalidade da experiência ultrapassa o investimento mais profundo numa só área.

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