Pétis é o «primeiro ecossistema digital em Portugal com tudo para os cães e gatos»

Os cães e gatos ocupam um lugar de destaque na mais recente aposta da Ageas Portugal. Chama-se Pétis e tem como ponto de partida um seguro para animais de estimação, mas também apresenta uma plataforma digital recheada de informação didáctica e, ainda, serviços para garantir que os companheiros de quatro patas têm os melhores cuidados possíveis.

«Criar uma plataforma única onde todos os pet lovers podem encontrar, num só espaço, todos os serviços para a saúde e bem-estar dos seus cães ou gatos, a melhor ração e toda a informação de como garantir os melhores cuidados, é uma ambição que nos move desde o início», conta Tiago Neves, director-geral da Pétis. Em entrevista à Marketeer, o responsável revela que este será mesmo o primeiro ecossistema em Portugal com estas características.

Segundo Tiago Neves, os serviços que antecipam que serão mais procurados são aqueles associados à saúde e bem-estar, mas escolas, creches, pet-sitting e pet-grooming também têm potencial.

Acompanhe, em baixo, a entrevista na íntegra:

Com o seguro Pétis, chega também uma plataforma. O que motivou a criação deste ecossistema digital?

Hoje, como nunca, os animais domésticos, nomeadamente os cães e os gatos, fazem parte das nossas vidas e das nossas famílias. Segundo dados da Growth from Knowledge (GfK), 85% das pessoas estabelece um vínculo emocional com estes e 54% das famílias em Portugal tem pelo menos um. Por tudo isto, sentimos que este era o momento ideal para criar o primeiro ecossistema digital em Portugal com tudo para os cães e gatos, e para os seus companheiros, num só local, de forma simples e personalizada.

O seguro de protecção foi o ponto de partida, mas com a nova Pétis fomos mais longe. Criámos mais comodidade, mais serviços, mais vantagens e, sobretudo, mais facilidade no dia-a-dia para encontrar tudo o que é preciso num único local. Para nós, era importante conseguirmos desenvolver um espaço exclusivamente dedicado a este universo animal.

Além disso, o seguro sofreu algumas alterações e foi agora melhorado, com a maior rede de acordos e serviços em todo o Pais, descontos exclusivos e de gestão online neste novo ecossistema digital. E, como falamos de um ecossistema integrado, um cliente que tem um seguro Pétis tem mais benefícios no acesso a todos os restantes serviços.

Um outro factor que nos motivou foi também acreditarmos que não existem, tal como as pessoas, dois animais iguais. Por isso, criar um ecossistema que humaniza o sector pet e que entrega a melhor experiência, num mundo cada vez mais digital, é fundamental para que todos tenhamos mais tempo para passear e brincar com os nossos animais de companhia e com as nossas famílias.

Um dos valores do Grupo Ageas Portugal é o “care” que significa cuidar e, por isso, queremos sempre cuidar uns dos outros e agora também dos cães e gatos de todos os colaboradores e de todas as famílias de Portugal.

Falamos também de uma nova marca no universo Ageas?

O ecossistema Pétis é uma nova marca além seguros do Grupo Ageas Portugal, que vive e integra diversas dimensões, como a de planos nutricionais personalizados ao animal, rações desenvolvidas por especialistas especialmente para a Pétis, protecção mais completa, uma rede convencionada de clínicas e hospitais, uma linha de triagem SOS e ainda uma rede completa de serviços, como hotéis, escolas, creches e muito mais.

E porque a nossa inspiração são os pets e os pets lovers, haverá ainda um espaço dedicado à comunidade, com artigos exclusivos, eventos e outros.

Com a nova marca Pétis queremos criar uma plataforma e uma comunidade vibrante e apaixonada pelos animais, colocando-os no centro das suas e das nossas vidas. Essa é a nossa energia, a nossa identidade e a nossa promessa, quer com a imagem de marca, quer com a assinatura “Quem tem, tem tudo”.

Porquê focar em cães e gatos?

Com o novo ecossistema Pétis, queremos sobretudo responder às necessidades de todos os pets lovers em Portugal. O foco actual são os cães e gatos, não só porque mais de 80% dos animais de companhia registados actualmente são cães, seguido pelos gatos, como também pelo facto de o nosso seguro de protecção ser ainda exclusivo para estes dois segmentos.

Queremos, por isso, oferecer uma experiência consistente, em que todos os serviços – ração, serviços de apoio, proteção, eventos – são centrados nos cães e gatos nesta fase de lançamento e crescimento da marca.

Em suma, também nesta decisão de arranque, tivemos por base as famílias e os seus animais de estimação, tal como temos em cada passo que damos na Pétis.

Quais antecipam que serão os serviços ou conteúdos mais procurados?

Os serviços que antecipamos ter mais procura são os associados à saúde e bem-estar, como a consulta à maior rede de clinicas e hospitais veterinários, que oferece descontos exclusivos para os clientes Pétis.

De acordo com as tendências de mercado, os serviços complementares como escolas, creches, pet-sitting ou pet-grooming, também têm potencial para ser algumas das categorias mais procuradas.

Antevemos ainda a procura pelas nossas rações naturais, outro dos investimentos da Pétis, pois esta é também uma tendência aos dias de hoje. Os donos de cães e gatos procuram cada vez mais soluções de nutrição com ingredientes frescos, que se adequem às necessidades dos seus animais e com garantia da maior qualidade.

Que parcerias estabeleceram para o desenvolvimento da Pétis?

Através das marcas Ocidental e Ageas Seguros, comunicamos este novo seguro e ecossistema para os clientes utilizando os seus canais exclusivos: negócio de bancassurance através do Millennium bcp e ActivoBank, no caso da primeira, e da rede de mediadores através da segunda.

Porquê apostar na disponibilização de rações naturais? Serão produtos exclusivos Pétis?

A nutrição é hoje um tópico em todos os sectores, associada à saúde, ao estilo de vida saudável, à energia e prevenção. “Somos o que comemos” e no caso dos nossos cães e gatos não é diferente.

Assim, desenvolvemos receitas exclusivas, sempre confeccionadas com ingredientes frescos e naturais, com 25% de proteína fresca seleccionada, e enriquecidas com a nossa Pétis Fórmula, criada por veterinários e nutricionistas.

O resultado é uma ração completa, nutritiva e natural, produzida em Portugal e que responde às diversas necessidades das várias fases da vida dos cães e gatos. Para responder às especificidades de cada pet, desenvolvemos duas gamas: Natural e Grain Free, esta última sem cereais.

Falamos sobretudo de uma nutrição completa e personalizada, pois a partir do nosso simulador online, e de acordo com a informação disponibilizada, como a idade, peso, estilo de vida, intolerâncias ou outras necessidades especiais do mesmo, apresentamos a nossa recomendação, que será entregue em casa com toda a conveniência. Esta recomendação pode ainda ser verificada e complementada com o nosso serviço de apoio nutricional.

A ração Pétis apresenta também uma grande diferenciação: a capacidade de responder nutricionalmente às diversas necessidades do animal ao longo das suas diversas fases da vida, assumindo-se assim como uma escolha de confiança.

A inovação está presente em todos os detalhes, mesmo na produção e desenho do grão, concebido para garantir uma explosão de sabor em cada dentada, para que o cão ou gato fique satisfeito com as suas refeições. Afinal, se o companheiro não ficar satisfeito, o seu dono também não ficará.

A plataforma poderá crescer para outras áreas e serviços? Quais serão os próximos passos?

O ecossistema Pétis conta já com uma rede integrada de serviços sem precedentes, para responder a todas as necessidades dos pets e dos seus donos e companheiros, em todos os momentos das suas vidas: nutrição, saúde, protecção, serviços dedicados, lazer, escolas, eventos, comunidade, artigos dedicados, gestão de encomendas e entregas personalizadas.

Estamos atentos, quer às tendências de mercado, quer, sobretudo, ao que os nossos clientes e os seus animais de companhia precisam e procuram. Os próximos passos incluem não só o alargamento constante da nossa rede e áreas de oferta, como também a inovação, sempre, com novos serviços dedicados.

Somos inspirados todos os dias pelos animais, pela paixão que geram na comunidade de pets lovers e pela clara humanização deste sector. Isso move-nos para o desenvolvimento de novas soluções, cruzando sempre o digital com os serviços e eventos físicos.

Qual é o modelo de negócio? Funciona por subscrição?

O modelo de negócio da Pétis é a comodidade e a confiança.

A comodidade em receber mensalmente todas as encomendas em casa, ou noutra morada mais conveniente para o nosso cliente, com a gestão de todos os pedidos e pagamentos online, numa área pessoal.

A confiança na certeza do acesso a produtos de serviços da maior qualidade, certificados e personalizados às necessidades e fase da vida do seu pet, com o melhor serviço ao cliente.

As encomendas e respevctivas quantidades são recomendadas ao cliente, de acordo com as caraterísticas do seu cão ou gato, com entregas mensais sempre acompanhadas e com a informação detalhada disponível na área pessoal de cliente, onde é possível realizar os pagamentos online com toda a segurança e com total flexibilidade.

Em todas as encomendas são sempre enviadas ofertas personalizadas.

Qual é o plano de comunicação da Pétis?

Temos prevista uma estratégia e plano de comunicação multimeios e multicanal, com uma forte activação digital e de proximidade com a nossa comunidade. Queremos estar onde os pet lovers estão, de forma relevante, natural e próxima, criando uma relação com os mesmos. Temos uma mensagem para partilhar mas sobretudo muitas histórias para receber da nossa comunidade.

O plano de comunicação em 2022 tem, assim, como principal ambição construir uma relação com a comunidade de pet lovers e uma imagem forte de confiança, qualidade, energia e alegria. Ambicionamos que essa comunidade a ser criada nos veja como referência nas suas escolhas no dia-a-dia para a felicidade, saúde e bem-estar dos seus animais. E essas são as dimensões fundamentais a serem activadas neste ano de lançamento da marca, com um tom vibrante, próximo e inspirador.

Para além do nosso ecossistema e outras plataformas digitais, ambicionamos estar presentes nas redes sociais, imprensa geral e especializada, grandes meios e eventos dedicados, new media e embaixadores. Teremos ainda um programa de responsabilidade social e bem-estar animal.

Que impacto poderá ter esta novidade no posicionamento e notoriedade do Grupo Ageas Portugal?

A nova marca Pétis vem reforçar o posicionamento do Grupo Ageas Portugal para além do sector segurador e da gestão de sinistros, ficando mais próxima dos seus clientes noutras áreas relevantes das suas vidas, como já acontece com outras marcas.

Agora chegou a hora dos animais, que também precisam da nossa atenção. A Pétis pretende gerar emoções junto dos clientes que têm animais de estimação nos diferentes momentos da sua vida: desde a alimentação, com a ração e snacks, como nos momentos de lazer e diversão, através dos brinquedos.

Esta aposta está prevista no plano estratégico “beyond insurance” que visa a implementação de uma estratégia de diversificação e de complementaridade com a actividade de seguros a longo prazo, focada em prevenção, protecção e assistência, criando propostas com valor acrescentado para os clientes, antecipando tendências e oferecendo soluções holísticas que trabalhem o factor confiança.

E quanto ao seguro Pétis, como tem sido a sua evolução desde que foi lançado?

Por ser um produto recente, ainda não existem dados concretos que possam ser divulgados, mas podemos avançar que os objectivos estão a ser alcançados. É um universo em crescimento, que procura aproximar-se de todos os pet lovers a cada dia que passa. Seja pela criação de novos produtos e serviços, ou melhoria dos mesmos, pretendemos que a evolução da Pétis seja consistente e inovadora.

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados