Perante preços iguais espanhóis preferem marcas de fabricante

Quatro em cada cinco espanhóis prefere produtos de marca de fabricante no que toca a artigos básicos, numa percentagem que, em alguns produtos, pode chegar aos 88%. A conclusão é do estudo “Las marcas, aspiración o resignación”, elaborado pela Focus Estrategias de Comunicación, em parceria com D. José Luis Nueno, professor de marketing na IESE Business School.

O objectivo da investigação passou por analisar as preferências dos consumidores perante a igualdade de preço, tendo por opção marcas de fabricante e marcas da distribuição. De referir que em 2010, neste mercado, a marca de distribuição alcançou uma quota de 33,1% no grande consumo.

A qualidade e o sabor são alguns dos principais motivos que levam os consumidores a escolher uma marca de fabricante concreta. Por sua vez, só o baixo preço sustenta a compra de marcas de distribuição na maioria das compras de produtos básicos de alimentação, já que os índices de escolha caem a pique quando apresentados aos consumidores pelo mesmo preço que os das marcas de fabricante.

O estudo foi realizado através do isolamento da variável preço, mediante um teste de compra simulado. O objectivo, revelou o Marketing News, era oferecer ao consumidor a possibilidade de comprar sem ter em conta o PVP. Foram seleccionados três artigos básicos para o carrinho de compras, como o leite, o azeite e o atum. Depois, foram colocados em lineares onde todos os produtos de cada categoria tinham o mesmo preço, independentemente da marca e, em alguns casos, dando um maior espaço aos artigos da marca de distribuição. Apesar da “vantagem” na disposição dos artigos, os espanhóis elegeram na sua maioria marcas de fabricante. De facto, 88% escolheu uma marca concreta no caso do azeite, mais de 78% seleccionou uma marca específica de leite e quase 80% dos inquiridos adquiriu atum da marca de fabricante.

A amostra contemplou mais de 600 pessoas, com idades compreendidas entre os 24 e os 70 anos, oriundas de oito cidades espanholas distintas. Ainda que as escolhas sejam homogéneas em termos de idade, sexo e lugar de origem, algumas zonas mostraram-se mais propensas que outras à aquisição de artigos de marca.

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