Packaging não deve ser subvalorizado

Ben Shubert, da Nielsen’s Innovation Practice in Europe, acredita que o design das embalagens é «a ovelha negra do mundo do Marketing». Segundo o responsável, o packaging tende a ser subestimado e colocado nos últimos lugares no que diz respeito à atenção prestada pelas marcas, o que considera ser um erro.

Prova disso é que o design das embalagens é um dos principais factores por detrás dos novos produtos lançados com mais sucesso, nos últimos dois anos. O relatório anual “Breakthrough Innovation Report” destaca 11 casos de sucesso, sendo que todos eles geraram pelo menos 7,5 milhões de euros em vendas no primeiro ano de lançamento e mantiveram pelo menos 90% desse valor no segundo ano. O estudo da Nielsen analisou 9900 lançamentos na Europa.

Os 11 produtos destacados pela Nielsen são Air Wick Pure (Reckitt Benckiser), AZ Compete (Procter & Gamble), Finley (The Coca-Cola Company), Colgate Défi Zéri Carie (Colgate), Süt Burger (Eti), FrutoNyanya Na Progulku (Progress), Gold Mine Beer Zhivoe (Efes Rus), Mein Café (Melitta), O’lala Sufle (Pladis), Whiskas Dry Cat Food (Mars) e Zott Sahne Joghurt Mascarpone Duett (Zott). A maioria pertence às categorias de Alimentação ou Bebidas.

Ben Shubert faz questão ainda de realçar alguns destes exemplos, explicando por que razão foi o design da embalagem determinante para o seu sucesso. No caso da Gold Mine Beer’s Zhivoe, a marca recorreu a um packaging especial para apresentar ao mundo a sua cerveja premium não pasteurizada: a agência responsável criou uma garrafa que se assemelha a um copo de cerveja derramado, o que «remete para o sabor refrescante da cerveja à pressão que é servida num bar».

O profissional da Nielsen considera ainda que «ter atenção à forma como se colocam os produtos nas prateleiras foi algo que ficou perdido entre os marketers, que agora se focam em onde fazer publicidade num mundo já saturado». Ben Shubert lembra, porém, que cerca de 60% das decisões são tomadas nos lineares e que 56% dos consumidores europeus diz descobrir novos produtos em loja – apenas 45% diz o mesmo relativamente a anúncios de televisão.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...