Os desafios da mobilidade automóvel para o sector segurador
A III Conferência Automonitor powered by Marketeer e Executive Digest focou-se na mobilidade e sustentabilidade do sector automóvel. E Sérgio Carvalho, director de marketing da Fidelidade, deu conta dos desafios desta temática para o sector segurador.
«O seguro automóvel assumiu, durante anos, o título de produto âncora do sector segurador e quase todos os clientes estabeleciam uma relação com a companhia através deste produto. Agora, a importância do automóvel ganhou novos contornos e a mobilidade e sustentabilidade são desafios muito grandes para o sector e, em particular, para esta linha de negócio», afirma o responsável.
De acordo com Sérgio Carvalho, o seguro automóvel baseia-se, actualmente, no simples facto de que alguém é responsável pela condução: o condutor. Na ausência desta figura, num veículo autónomo, por exemplo, quem vai ser responsável? O fabricante? A marca? A tecnologia? «É um desafio ligado à ética», no qual os seguros têm um papel importante, garante.
Sérgio Carvalho aborda ainda outros desafios, nomeadamente no que concerne a mobilidade alternativa, que vai para lá do tradicional automóvel. E também a diminuição do risco à medida que a tecnologia está cada vez mais presente na condução.
Assista à intervenção de Sérgio Carvalho na III Conferência Automonitor powered by Marketeer e Executive Digest. Poderá ler a reportagem completa na edição de Janeiro da Marketeer.