Os desafios da Comunicação em 2020
Fazer diferente e com impacto, afinando estratégias e assumindo posições vincadas. O futuro passa pela segmentação e experiência, por conhecer e interagir com o cliente, um a um. Não deixando de parte o propósito, a sustentabilidade, as gerações mais jovens e novas formas de trabalhar.
Texto de TitiAna Amorim Barroso
Fotos de Paulo Alexandrino
A Comunicação vai estar no epicentro e ser o agente da mudança de comportamentos. 2019 foi um ano de crescimento, aberturas e forte incidência na digitalização de conteúdos no mercado português. Também marcado por novos conceitos – até de sucursais bancárias que agora são cafés –, reposicionamentos. Tudo para manter a competitividade e o acompanhamento de clientes com uma nova forma de estar no mercado. O foco esteve na inovação, na sustentabilidade e, consoante o sector, na hospitalidade e entrega.
Mas quais os principais temas para 2020? Anabela Silva (BP), Carla Bento dos Santos (Santander), Gilda Luís (Pestana), Inês Simões (Ageas), Inês Veloso (Randstad), José Veríssimo (ISEG), Manuel Paula (El Corte Inglés), Nuno España (Lusíadas Saúde), Nuno Pinto de Magalhães (Sociedade Central de Cervejas) e Sérgio Leal (McDonald’s) foram os responsáveis de Comunicação, Marketing e Marca que participaram no mais recente Fórum de Comunicação da revista Marketeer e debateram os desafios da área.
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Dezembro de 2019 da revista Marketeer.