Opinião de Anabela Silva (bp Portugal): Reinventar, Reinventar, Reinventar
Por Anabela Silva, directora de Marketing e Comunicação Externa da bp Portugal
Não será este o segredo mais bem guardado dos marketeers?
A alteração constante de paradigmas e a procura de algo que satisfaça as necessidades individuais de cada um são ingredientes-chave para as marcas assegurarem a sua relevância no mercado.
Os últimos dois anos foram marcados pela intensidade brutal que o contexto nos obrigou a reinventar, para ultrapassar o desafio do século – uma pandemia, que forçou uma revolução digital nunca antes vista em tão pouco tempo. Instalaram-se novas formas de trabalhar, novas formas de socializar, novas formas de viver! Fomos forçados a reinventar-nos para nos protegermos e para continuarmos a viver a nossa vida em segurança.
No início de 2020 a bp lança um novo propósito e uma nova ambição: reinventar a energia para o planeta e para as pessoas e atingir a neutralidade carbónica até 2050.
Uma indústria com mais de um século, focada no petróleo e no gás, reinventa- se para se transformar numa empresa focada em soluções de energia integrada para os seus consumidores.
Uma transformação sem precedentes que procura encontrar novas formas de fazer face à crescente procura de energia, com o máximo respeito pelo mundo em que vivemos. Exemplos: o compromisso de investir cerca de 5 biliões de dólares por ano, até 2030, em energias alternativas e trabalhar em conjunto com as cidades para encontrar soluções de mobilidade com impacto na redução de emissões de carbono. A transformação também se faz dentro da organização; procurando encontrar modelos sustentáveis que nos permitam uma maior agilidade para resolver problemas e encontrar soluções; promovendo a diversidade e inclusão em todas as suas dimensões; reinventar a forma como nos relacionamos com os nossos parceiros; procurando um alinhamento exemplar com os nossos valores (Respeito, Excelência, Coragem e Uma Equipa) e propósito.
Reinventar é a voz de comando que faz mover as organizações na procura de soluções que contribuam para um mundo mais sustentável. Ser mais sustentável não é apenas encontrar soluções com impacto ambiental reduzido ou neutro, é procurar em toda a cadeia de valor atitudes e comportamentos de acordo com o seu propósito e que contribuam genuinamente para que as empresas se tornem mais responsáveis em todas as suas dimensões. Na relação com os seus fornecedores, na gestão dos seus recursos humanos e financeiros, na sua relação com os consumidores, nas escolhas difíceis e nos riscos que assumem.
Reinventar é o verbo do presente que garante o futuro das organizações e das pessoas, como indivíduos capazes de acolher a mudança como parte integrante da sua vida.
Artigo publicado na revista Marketeer n.º 305 de Dezembro de 2021