O pequeno grande citadino

Lisboa foi o palco da apresentação internacional do novo Hyundai i10 e a Marketeer pôs-se ao volante deste citadino que se apresenta com o claim “Go Big”. E a verdade é que, para citadino, é um veículo de grandes dimensões.

Comecemos pelo interior: o i10 é, efectivamente espaçoso, destacando-se o facto de ter três lugares traseiros (muitos concorrentes contam apenas com dois). É certo que, com a lotação máxima, as viagens não serão as mais confortáveis, mas quatro passageiros terão espaço suficiente para as pernas (informação com base na minha altura: 1,80 metros).

Em termos de qualidade, há uma predominância por plásticos rijos, mas com bom rigor na construção. O design é igualmente moderno e apelativo, sobressaindo um ecrã de 8”. Quanto à mala, com 252 litros, permite levar duas malas de cabine de avião, sobrando ainda espaço para mochilas e casacos.

No exterior, o i10 surge com uma imagem jovial, com linhas desportivas, uma frente agressiva e detalhes como os puxadores das portas cromados. No campo da personalização, destaque para as 10 cores disponíveis para a carroçaria que podem ser combinadas com outras duas no tejadilho.

A performance do i10 não é sinónimo de grandes velocidades, mas compensa pela sua agilidade em cidade. Pude testar o motor 1.0 MPi de 67 CV com caixa manual e, num trajecto do aeroporto até Cascais, comportou-se bem, salientando-se um consumo bastante agradável de cerca de 5/L 100km. E tem ainda vários sistemas de segurança, como o assistente de manutenção de faixa de rodagem e travagem automática de emergência, capaz de detectar peões.

Em suma, o i10 chega ao mercado com uma proposta interessante, que conjuga espaço a um design muito apelativo e com vários componentes de segurança. Quanto a preços, estará disponível apenas a gasolina, com o motor 1.0 de 67CV, sendo possível optar pela caixa manual ou automática. Os preços começam nos 12.200 euros, através de uma campanha de financiamento.

Texto Rafael Paiva Reis

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