«O consumidor mudou mais do que nunca»
A pandemia está a impactar profundamente os hábitos de consumo em todo o mundo e Portugal não é excepção. À conversa com Marlene Gaspar, directora de Engagement e Comunicação Digital na LLYC, ficámos a saber o que mudou no consumidor.
Texto de Maria João Lima
O relatório Tendências do Consumidor 2021 da consultora LLYC identifica 10 mudanças-chave que se estão a tornar evidentes. Algumas estavam já debaixo do radar, outras aceleraram de forma nunca imaginada. As principais 10 grandes tendências prendem-se com o poder das emoções, o simples e menos, a saúde mental, a casa sã e segura, a dessincronização social, a acessibilidade, a criatividade, o novo modelo de cidade, a cultura de cancelamento e o apoio local. Marlene Gaspar, directora de Engagement e Comunicação Digital na LLYC em Portugal, assegura que a (r)evolução que estamos a viver passa por uma mudança radical na forma como nos relacionamos e por um regresso aos aspectos mais primários e às garantias de segurança. «Os consumidores exigirão das marcas mais um passo no seu compromisso com as pessoas para estarem mais perto delas e criarem uma diferença real nas suas vidas. Esperam que se posicionem e opinem frente a temas sociais e políticos.» Acompanhe a conversa e perceba como cada tendência mexe com o consumidor.
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Março de 2021 da revista Marketeer.