«O BNP Paribas é, actualmente, o maior banco financiador do cinema a nível europeu»

O BNP Paribas vai ser, este ano, patrocinador oficial do Motel X – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Esta é uma iniciativa que se enquadra no esforço que o BNP Paribas tem feito, nos anos mais recentes, para chegar mais perto da sociedade portuguesa através dos seus territórios de afinidade.

No ano passado, patrocinou pela primeira vez um evento de grande envergadura, o Rock In Rio, onde convidou todos os colaboradores e estive presente com uma stand e com animações.

Patrocinador da festa do Cinema Francês há vários anos em Portugal, este ano, entre 12 e 18 de Setembro, o BNP Paribas quer partilhar a emoção do cinema através do Motel X, apostando num género diferente e chegando, também, a um público mais jovem e diversificado.

Vera Nobre Leitão, Head of Communications para o BNP Paribas Portugal, explica à Marketeer como este patrocínio se enquadra na estratégia da marca.

Vera Nobre Leitão, Head of Communications para o BNP Paribas Portugal

Quais os motivos que estiveram na base da decisão de o BNP Paribas patrocinar o Motel X – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa?

O compromisso do BNP Paribas com o cinema dura há mais de 100 anos, tendo como objetcivo principal a promoção da indústria e a exibição de um variadíssimo espectro de filmes a todos os géneros de públicos.

É assim, neste contexto, que decidimos associar-nos à 17ª edição do Motel X e, pela primeira vez, no género do terror, confiantes também no já extenso reportório e trabalho que o Motel X tem desenvolvido em Portugal. Sabemos que se trata de um evento eminentemente jovem e arrojado, onde o talento nacional é posto em evidência, e com uma ligação umbilical à cidade que achamos muito interessante e dinâmica.

Quais os valores que a marca partilha com este evento?

A criatividade, a imaginação, mas também a ousadia e a inovação são valores que partilhamos com este evento, que é único em Portugal. Queremos estar próximos da cultura que é uma área eminentemente diversa, forçando-nos também a explorar novos territórios.

Para o Grupo BNP Paribas, a paixão pelo cinema não tem fronteiras e procuramos partilhar essa ambição de levar o cinema mais longe com todo o tipo de públicos, promovendo uma larga variedade de filmes. Estamos, em todas as áreas que desenvolvemos, especialmente focados na formação e no apoio aos jovens talentos, pelo que consideramos muito relevante esta partilha de valores com o Motel X no que diz respeito à criação de prémios que distinguem, por exemplo, as melhores curtas.

Sabemos igualmente que este evento desperta enorme curiosidade junto das nossas equipas, pelo que trabalhámos com a nossa associação de colaboradores para poder criar as condições necessárias para que os nossos colegas possam assistir.

Este patrocínio é válido apenas para esta edição ou está já acordado para edições futuras?

O patrocínio que o BNP Paribas acordou com o Motel X é, para já, apenas para esta edição, mas o nosso compromisso com a sétima arte é contínuo. Há mais de 100 anos que o Grupo apoia e promove diferentes iniciativas que beneficiam a indústria da sétima arte em diferentes países, incluindo Portugal, de tal forma que o BNP Paribas é, actualmente, o maior banco financiador do cinema a nível europeu.

Qual o peso deste patrocínio no orçamento de Marketing da marca para este ano?

Não divulgamos o montante dos nossos patrocínios / parcerias.

Quais os objectivos que o BNP Paribas pretende atingir com este patrocínio?

O patrocínio de um evento cultural como o Motel X – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa permite ao BNP Paribas continuar a apoiar a indústria cinematográfica, um território com uma importância histórica para o Banco, mas também as gerações futuras de realizadores.

Por outro lado, permite-nos continuar a estar próximos de um sector que tem vindo a enfrentar as algumas dificuldades, principalmente durante o período do Covid-19.

O cinema atrai um público diversificado, desde entusiastas do cinema e profissionais da indústria a espectadores em geral, permitindo igualmente ao Grupo estar próximo das pessoas numa área de que gostam e partilhar os seus valores.

No passado a empresa já patrocinou outros festivais de cinema. Quais é que está a patrocinar este ano, além do Motel X?

Além do Motel X, este ano estamos também a patrocinar a 24ª Festa do Cinema Francês, prolongando assim uma ligação que dura já há alguns anos.

A Festa do Cinema Francês começa no dia 5 de Outubro, em Lisboa, e termina no dia 31 desse mesmo mês depois de percorrer nove municípios. Estão previstas as habituais secções e encontros com cineastas, argumentistas e escritores e a exibição de mais de meia centena de filmes de diferentes géneros incluindo animação, gastronomia e moda, por exemplo.

Porque é que esta associação ao cinema, dentro das várias áreas do entretenimento, faz sentido para a marca? É um território menos saturado em termos de marcas?

Esta associação do BNP Paribas com o cinema não é recente. Há mais de um século que o Banco tem vindo a criar laços fortes com o cinema, ao ponto de se tornar uma das principais fontes de financiamento da sétima arte a nível europeu.

Mais de que ser um território menos saturado em termos de marcas, é um território que encoraja à transformação e à inovação, que inspira e apela à criatividade. Graças aos esforços do Grupo, quase metade de todos os filmes franceses recebem financiamento directo ou indirecto do BNP Paribas, o que tem permitido apresentar ao mundo grandes produções.

De que maneira está a marca a activar este patrocínio do Motel X antes do evento? E como o fará durante o evento?

O BNP Paribas desenhou uma estratégia de comunicação e publicidade, em conjunto com a organização do Motel X, que já foi implementada e que, naturalmente, vai viver durante e depois do evento. Vamos realizar várias acções, internas e externas, com sorteios de bilhetes, nomeadamente em social media.

No que diz respeito à publicidade, o Banco definiu vários momentos publicitários, juntamente com a organização do Festival, tanto online como em imprensa escrita, social media do Banco e do Motel X, e noutros formatos promovidos pelo festival, desde flyers, brand activation e OOH.

E ao nível do público interno, como é que este patrocínio está a ser divulgado e como estão a ser envolvidos os colaboradores do BNP Paribas?

Como referi, o Banco desenvolveu uma estratégia de comunicação para anunciar a primeira vez que patrocina ao Motel X, na sua 17ª edição. Toda esta estratégia foi construída com os colaboradores do BNP Paribas no seu centro.

Desenhámos uma identidade visual interna, com a concordância do Motel X, que fez um verdadeiro takeover dos nossos canais durante alguns dias, de forma a chegar a todos os colaboradores. Acreditamos que o facto de ser um território novo dentro da área do cinema ajudou a gerar ainda mais interesse.

É por este motivo que um conjunto relevante de bilhetes logo à partida vão ser distribuídos pelos colaboradores através de sessões diferentes durante o Festival, numa lógica de “first come first served”. Tem sido muito positivo ver o interesse dos nossos colegas – estamos com vontade de participar em breve no festival!

Texto de Maria João Lima

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