Número de idosos portugueses que acedem à internet duplicou nos últimos 5 anos
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Internet e a Marktest revela que o número de portugueses com mais de 65 anos que acede regularmente à Internet praticamente duplicou nos últimos cinco anos.
De acordo com os dados do Bareme Internet, da Marktest, entre 2018 e 2022 a geração de Baby Boomers com hábitos de navegação online cresceu 20 pontos percentuais, atingindo os 41% do total de portugueses com mais de 65 anos residentes em Portugal continental.
Revisitando alguns dos indicadores mais recentes do estudo Bareme Internet, a Marktest revela que 81% dos portugueses já acedia regulamente à Internet em 2022. Neste universo estão praticamente 100% dos portugueses da Geração Z (com idades compreendidas entre os 15-24) e da Geração Y (25-44 anos). Nas idades seguintes, os valores de acesso online recuam para uma média de 84% na Geração X, com idades compreendidas entre os 45 e os 64 anos.
Na análise aos hábitos de navegação online por estratos sociais, o Bareme também demonstra que a classe D foi aquela que apresentou o maior volume de crescimento no acesso à Internet nos últimos cinco anos, crescendo dos 28% em 2018 para os 49% em 2022.
Olhando para a forma como os portugueses acedem à Internet, conclui-se que 100% da Geração Z que acede regularmente à Internet usa o telemóvel para estar online. O valor recua ligeiramente para os 98% na Geração Y e cai para os 81% na Geração X. Entre os portugueses com mais de 65 anos, ou seja, os Baby Boomers, apenas 35% dos que acedem à Internet diz fazê-lo através de smartphones.