Nos e Luz Saúde apresentam o primeiro hospital 5G de Portugal

O Hospital da Luz Lisboa é o primeiro com cobertura 5G em Portugal. O Grupo Luz Saúde fechou uma parceria com a Nos que envolve a implementação da próxima rede de comunicações nos cuidados de saúde e na investigação médica desta unidade hospitalar na capital portuguesa.

Segundo a Nos, o acordo permite que os médicos, enfermeiros, técnicos, doentes e toda a estrutura de apoio do Hospital da Luz Lisboa sejam os primeiros a tirar partido do valor que a nova tecnologia móvel vai trazer. Para já, o 5G será utilizado na formação e treino de profissionais e alunos do hospital, através de aplicações de realidade virtual e realidade aumentada que permitem criar novos cenários e ambientes virtuais.

Estas mesmas tecnologias serão utilizadas também nos cuidados paliativos do hospital, como complemento às terapias habituais. A ideia é que possam funcionar numa lógica de tranquilização ou de estímulo sensorial.

Está prevista ainda a implementação do 5G da Nos no sentido de melhorar a agilidade no funcionamento operacional e técnico do Hospital da Luz Lisboa, de forma a optimizar custos e tempo.

No futuro, deverão ser apresentadas outras aplicações – neste momento em desenvolvimento pela Nos – desde recurso à sensorização para monitorização em internamento domiciliário a sistemas de remote healthcare para colaboração médica à distância.

Para garantir todas estas aplicações, é necessário um sistema de antenas 5G que vai cobrir áreas nucleares do hospital, num projecto de cobertura desenhado pela Nos. Em zonas de maior afluência, serão também instaladas células dedicadas que asseguram maior capacidade e alcance de rede.

«A parceria da Luz Saúde com a Nos vai permitir iniciar um novo ciclo de inovação na prestação dos cuidados de saúde em Portugal», afirma Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde. A responsável acredita ainda que o acordo permitirá «moldar as futuras gerações de saúde, em particular médicos, enfermeiros e técnicos», além de contribuir para levar o hospital a casa das pessoas.

Já Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da Nos, sublinha este é um marco para a saúde em Portugal, mas também para a própria Nos «enquanto empresa que ambiciona ser líder na entrega do 5G, criando mais valor para as pessoas, para as empresas e para o País».

Em comunicado, acrescenta ainda que a nova parceria faz com que o Hospital da Luz Lisboa seja «uma instituição à prova de futuro, reunindo as condições necessárias para se posicionar na linha da frente desta vaga tecnológica revolucionária».

Artigos relacionados