Mitologia inspira nova cerveja artesanal portuguesa
Ophiussa é o nome da mais recente marca de cerveja artesanal a nascer no mercado português. Desenvolvida por Daniel Abreu, Filipe Dionísio e Tiago Carvalho, vai buscar inspiração ao universo mitológico e isso reflecte-se desde logo no nome: Ophiussa, ou terra de serpentes, era o nome dado à Península Ibérica na Grécia Antiga.
A par da designação, também a imagem tinha de remeter para este mundo, dando corpo ao conceito “Taste the Myth”. A Ophiussa confiou a missão de desenhar a identidade de marca, packaging e merchandising à agência The Hotel, que, por sua vez, lançou um desafio a Kruella d’Enfer para criar cinco ilustrações para os rótulos das diferentes variedades de cerveja.
«Desde muito cedo percebemos que, para o nosso projecto se destacar nos mercados nacional e internacional, tínhamos de estar rodeados dos melhores profissionais em cada uma das áreas. A The Hotel e a Kruella [d’Enfer] são os melhores exemplos de que conseguimos cumprir essa ambição», comentam os responsáveis da marca, em comunicado.
A artista portuguesa, por seu turno, sublinha como as composições que criou para a Ophiussa têm por base os sabores distintos de cada cerveja, mas sem perder de vista o elemento da serpente: «No fundo, são pequenos mundos que descobrimos à medida que provamos cada ingrediente e que, no final, dão origem a objectos coleccionáveis, na minha perspectiva.»
A cerveja Ophiussa poderá ser encontrada à venda no site da marca e em locais especializados, como brewpubs, restaurantes ligados ao conceito craft, taprooms e bares. O objectivo é posicionar-se como uma marca portuguesa de qualidade e criativa, preparada também para ter uma presença a nível internacional.