Mex Factory: um dos mexicanos mais icónicos de Lisboa reinventou a carta

O Mex Factory abriu portas há seis anos e, em pouco tempo, afirmou-se a partir do seu poiso na cosmopolita e animada Lx Factory. Em Dia de Mãe, não seria das escolhas mais prováveis de fazer. Mas foi mesmo o que fizemos: fomos experimentar a nova carta daquele que já é também bar e esplanada.

Domingo à tarde que era, o Mex Factory tinha música ao vivo logo à entrada. E dia de sol que estava, preferimos ficar pela esplanada, até porque se sente mais ainda a alma do lugar. O espaço é colorido, as paredes têm murais que apetece fotografar, e quem nos recebe faz-nos sentir bem vindos. Para começar, estava bom.

Depois, claro, pedimos sugestão para a experiência que se seguiria. Para começar, avançamos para o couvert, em jeito de Pico de gallo con totopos (vegan, tiras crocantes de milho, tomate picado, cebola roxa, coentros e sumo de lima). A seguir, chegaria – tudo por recomendação – o tradicional guacamole que não deixa ficar mal este Mex, assim como a novíssima Tostada de atum que aplaudimos e nos prepara para a principal viagem.

Entre as novidades da carta há tacos, como o Suadero, com aba de novilho assada em especiarias com salsa, tatemado e coentro, que a mais jovem lá de casa quis experimentar e aplaudiu, e as Flautas de Chilli com Carne, compostas por tortilhas crocantes de milho (sem glúten) em rolos, recheadas em chilli com carne, queijo e coentros.

Já no meu caso, a escolha recaiu mesmo num taco de camarão salteado em maionese de chilli, com “salsa” de pepino, pimento vermelho, cebola roxa marinada e coentros. Excelente.

Claro que aqui há outro rei da festa e dá pelo nome de cocktails. Por isso, não vale a pena esconder e, sim, a refeição seria acompanhada de uma tequila… por sugestão, claro!

«Fizemos várias viagens ao México e conhecemos a cultura local antes de abrir o projecto. Queríamos potenciar uma experiência única: pratos inspirados na cozinha tradicional mexicana e as verdadeiras referências estéticas deste país, que são tão poderosas visualmente», explica Luís Roquette, que fundou o Mex Factory em 2017.

Para além dos habituais almoços e jantares, o Mex Factory está também disponível para festas e jantares privados, através de marcação. Diz que é o mexicano mais cool de Lisboa. Para nós foi. Fez-nos querer prolongar o momento e ter vontade de voltar.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Artigos relacionados