Messi goleia dentro e fora das quatro linhas: Imagem do futebolista argentino já vale mais de 86 milhões de euros
O eterno rival de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, atualmente a vestir a camisola do Inter de Miami, continua a faturar dentro e fora de campo. De acordo com o jornal Cinco Días, o futebolista viu a sua receita por direitos de imagem dispararem 60% em 2023, atingindo 86,2 milhões de euros.
A principal fonte desses resultados é a Leo Messi Management, sociedade dedicada aos seus direitos de imagem, que faturou 109,3 milhões (+49,5%) e lucrou 11,9 milhões (+54,5%) no ano passado, impulsionada por novos acordos publicitários e a sua transferência para a Major League Soccer (MLS) dos EUA.
Não se ficando por aqui, o jogador criou um verdadeiro império, possuindo contratos de destaque, como o acordo vitalício com a Adidas, que lhe rende 25 milhões anuais, além de parcerias com Apple TV, Pepsi, Louis Vuitton e outras marcas globais. Além disto, a The Messi Store e os ganhos por camisolas do Inter de Miami reforçam a sua presença no mercado de consumo.
No setor imobiliário, Messi detém o fundo de investimento imobiliário que administra seis hotéis de luxo operados sob a marca MiM em colaboração com a Majestic. Esses hotéis estão localizados em destinos de prestígio como Andorra, Baqueira e Ibiza.
O fundo de investimento imobiliário estreou-se na Bolsa, no mercado espanhol, a 57,4 euros por ação, o que lhe dá uma capitalização de mercado de 223 milhões de euros. Messi é presidente do conselho de administração e a esposa, Antonela Roccuzzo, ocupa o cargo de vice-presidente do Edifício Rostower Socimi, como dão conta documentos publicados pela Portfolio Stock Exchange, um pequeno mercado alternativo europeu, citados pela Reuters.
O único acionista do Edifício Rostower é o fundo de investimento da família de Messi, o Limecu Espana 2010. Este mesmo fundo já deu conta à Bolsa que planeia abrir-se para novos investidores, indicou o presidente-executivo da Portfolio Stock Exchange, Santiago Navarro, à Reuters, sem fornecer mais detalhes.
Além dos hotéis, a Edificio Rostower possui imóveis comerciais em Barcelona, uma hotel em Sitges e propriedades de luxo em Londres, Paris, Ibiza e Castelldefels.
Com um salário anual estimado em 65 milhões de dólares, Messi foi o terceiro atleta mais bem pago do mundo em 2024, apenas superado por Cristiano Ronaldo que se mantém no topo. A combinação de sucesso desportivo e empresarial consolida a sua posição como um ícone global não apenas no futebol, mas também nos negócios.