MC desafia escolas a reciclarem com Ecospot nas lojas Continente do Grande Porto
Até dia 31 de Julho, decorre em 11 lojas Continente seleccionadas o projecto-piloto “Ecospot”, que promove a reciclagem de embalagens de plástico de iogurte e de sobremesas lácteas.
Este é um projecto em parceria com 12 agrupamentos escolares da área do Grande Porto, o que equivale à participação de mais de 50 escolas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares da respectiva região recebem donativos pela quantidade de embalagens recolhidas, que podem chegar aos 1500 euros.
O projecto MC é co- financiado pela Sociedade Ponto Verde, em parceria com o PIEP (Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho), a Intraplás e a Tomra, que pretendem promover a reciclagem do material destas embalagens.
Todos os clientes podem participar nesta iniciativa, depositando as suas embalagens de iogurte e de sobremesas lácteas nos “Ecospots” disponíveis nas lojas seleccionadas, até 31 de Julho. Desta forma, todos podem contribuir para o donativo dos agrupamentos escolares correspondentes.
Por cada quilograma de embalagens recolhidas nas lojas associadas, os agrupamentos escolares recebem 3 euros. Cada agrupamento pode receber desde 200 euros de donativo pela participação, até um máximo de 1500 euros, entregues através de “Cartão Dá” no início do próximo ano lectivo (2024/2025).
Depois de recolhidas, todas as embalagens serão encaminhadas para a Lipor e, de seguida, para a Intraplás, empresa que vai testar o processo de reciclagem destas embalagens, avaliando a qualidade e quantidade de matéria-prima reciclada, assim como a exequibilidade da incorporação em novas embalagens e produtos.
Para além destas iniciativas, a MC conta ainda com “Ecospots” nas lojas Continente para encaminhamento para reciclagem de outros resíduos, como cápsulas de café, pilhas, rolhas de cortiça, roupa, baterias, óleos alimentares usados e ainda, pequenos equipamentos eléctricos e electrónicos, incluindo lâmpadas.