Cristiano Ronaldo e Continente: Os gigantes das redes sociais em Portugal

A maioria dos portugueses com perfil criado em redes sociais assume o hábito de seguir e consultar com regularidade as páginas ou perfis de figuras públicas e de marcas. Segundo os dados da última edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, 58% dos utilizadores de redes sociais seguem figuras públicas através destas plataformas.

Quando questionados sobre quais as figuras que seguem, há um nome que emerge como o mais mencionado: Cristiano Ronaldo. No Top5 dos nomes mais seguidos pelos inquiridos neste estudo da Marktest encontram-se personalidades como Cristina Ferreira, Rita Pereira, Nuno Markl e Madalena Abecasis.

No que respeita às redes sociais mais usadas para seguir estas figuras públicas, o Instagram destaca-se, referido por quase 87% dos entrevistados no estudo da Marktest que mencionaram seguir figuras públicas. Fotos, stories ou vídeos foram também indicados como o tipo de conteúdos de figuras públicas mais apreciados pelos utilizadores de redes sociais.

Em relação às páginas de marcas, a maioria dos portugueses com redes sociais (55%) também assume segui-las, sendo que em média cada inquirido no estudo da Marktest diz seguir 22 entidades entre marcas, empresas ou grupos de interesse. Um registo que se apresente em alta (mais sete) face aos dados deste estudo no ano anterior.

Outro dado que confirma a importância que os utilizadores de redes sociais parecem dar às marcas nestas plataformas é a frequência com que consultam a informação nas páginas que seguem: 38% refere que o faz pelo menos uma vez por dia e 26% assume que o faz entre duas a três vezes por semana. Mais: 79% dos seguidores de marcas nas redes sociais revela consultar estas páginas pelo menos uma vez por semana. 23-10-2024 | M Public Relations

Os sectores da Moda (51%) e da Restauração e Culinária (50%) são aqueles que despertam o maior interesse de seguidores de marcas, seguidos pelos sectores de Alimentação e Bebidas, Tecnologia e Desporto.

O Continente continua a ser a marca mais indicada pelos inquiridos neste estudo quando questionados sobre que marcas dizem seguir. Pingo Doce, SIC, Público e Lidl completam o Top5 das mais mencionadas.

Artigos relacionados