Marcas devem oferecer conteúdos alinhados com os seus valores

Desenvolver conteúdos de entretenimento não garante por si só a atenção e lealdade dos consumidores. O segredo, garante o estudo do IPG Media Lab em conjunto com a Google, é fornecer conteúdos credíveis e informativos e alinhados com os valores da marca. Outra conclusão do estudo, que envolveu Portugal, aponta para a forma como os consumidores se relacionam com branded content vs vídeo online publicitário standard.

De uma forma geral, os consumidores percebem que branded content faz parte de uma estratégia de marketing mas encaram-no de modo diferentes relativamente aos vídeos publicitários standard. Enquanto no Médio Oriente, a diferença entre ambos foi muito pequena, em Portugal já se verificou uma maior diferença de percepção relativamente ao teor publicitário de um e outro.

Depois de analisadas 50 marcas de 19 categorias, em 10 países, o estudo concluiu ainda que apesar de os dois tipos de conteúdo serem percepcionados de formas diferentes, o nível de confiança que lhes é atribuído é semelhante. Ainda assim, o branded content “revela uma maior profundidade de conteúdo ao nível do entretenimento, componente educacional, novidades e entusiasmo”.

Quanto aos caminhos a seguir, o estudo indica que as marcas devem ter em consideração o nível de qualidade e o tipo dos seus conteúdos, as menções à marca, sendo que “as marcas não se devem inibir na utilização da marca”, e ainda a localização dos conteúdos. Em Portugal, 45% dos consumidores consideraram que a campanha de branded content lhes forneceu informações relevantes, ao passo que apenas 35% afirmou o mesmo relativamente a campanhas de vídeo online standard.

Alberto Rui, CEO do IPG Mediabrands Portugal, explica, em comunicado, que «o branded content tem vindo a ser utilizado cada vez mais pelos marketeers e é importante perceber até que ponto é que este tipo de conteúdo é realmente diferenciador e como é que as marcas podem optimizar a sua utilização».

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