Mais que duplica o número de empresas alvo de ransomware
No último ano, mais que duplicou o número de organizações impactadas por um ataque de ransomware, segundo os dados da Check Point.
Desde o começo de Abril deste ano, a Check Point registou, a cada semana, 1000 organizações no mundo afectadas por ransomware. Desde o arranque do ano, houve um aumento de 21% de ataques no primeiro trimestre e 7% no segundo. Trata-se de um aumento de 102% a nível global face ao último ano.
«Mesmo navegando numa onda de sucesso, os grupos de cibercrime estão constantemente à procura de modelos de negócio mais frutíferos e inovadores. Este tipo de ataques em específico acaba por fazer terceiras vítimas, como clientes, parceiros externos e fornecedores, que saem fortemente afectados por este tipo de falhas de segurança, mesmo não tendo os seus recursos atacados directamente. Como sempre, a Check Point aconselha todas as organizações a tomarem medidas preventivas, antes que seja tarde demais», afirma Rui Duro, Country manager da Check Point Portugal.
O sector que regista o maior número de tentativas de ataque ransomware é a saúde, com uma média de 109 ataques por organização a cada semana. Em segundo e terceiro lugares, encontram-se o sector das utilities e o sector jurídico, com 59 e 34 ataques semanais por organização, respectivamente. A nível nacional, no início deste mês Portugal apresentava uma percentagem de organizações impactadas por ransomware de 2%.