Live commerce e data mining: estas são as tendências do retalho em 2022
Live commerce ou data mining são algumas das tendências previstas para o retalho mundial ainda em 2022 pela National Retail Federation (NRF) – uma das maiores associações comerciais do mundo. As previsões foram apresentadas em Portugal pelo grupo de consultoria Bittencourt, que as partilhou com directores-executivos num evento dedicado ao tema.
O metaverso não fica de fora desta lista, já que, de acordo com a NRF, esta solução está a tornar-se um dos maiores canais de venda para as marcas, principalmente entre as novas gerações que pensam de forma tridimensional. O data mining, por sua vez, apresenta-se como uma solução para as empresas perceberem o que os consumidores querem e retiram da sua experiência de consumo.
No que toca ao live commerce, este já se sobrepõe ao e-commerce. Seja por assinatura, voice ou social media, os consumidores procuram algo mais dinâmico e interactivo. E numa altura em que “verde” é palavra de ordem, a sustentabilidade também se encontra no top dos principais prognósticos através do recommerce – desenvolvimento de uma economia circular onde se destacam as empresas, que têm uma maior preocupação com a sustentabilidade seja ambiental ou social e não apenas com o lucro.
«Os líderes têm de ser mais humanos e menos autoritários e devem contribuir para impactar o futuro da Humanidade. As pessoas procuram empresas com propósitos e valores iguais aos seus. Os consumidores procuram empresas open to listen. Os líderes devem passar de seres binários, que pensam separadamente o mundo digital e as lojas físicas, para seres tridimensionais, de forma a entender e a chegar às novas gerações, para melhor entender as novas culturas de consumo, onde o consumidor é quem decide o que procura numa empresa e como quer que seja a sua experiência de compra», comenta a CEO, em comunicado.