Jornalistas apontam modelo de financiamento como o maior problema dos media em Portugal

O modelo de financiamento dos media, resultante da quebra do mercado publicitário, é identificado pela maioria dos jornalistas inquiridos (86%) na primeira edição da “Sonda + M / Central de Informação” como o maior problema que o sector dos media atravessa em Portugal.

A precariedade laboral do sector (62%) e a dificuldade em tornar pagos os conteúdos online (57%) são também identificados pelo painel de 50 jornalistas portugueses em cargos de edição/chefia, de mais de 30 órgãos de comunicação social portugueses.

Já sobre um eventual modelo de financiamento público do sector, 90% dos inquiridos concorda, sendo que 38% do total identifica como melhor opção os vouchers de assinatura para os cidadãos.

As outras opções mais votadas são as que assentam no financiamento directamente via orçamento de estado, com critérios claros e transparentes, assentes em vendas, audiências, postos de trabalho efectivos, entre outros (19%) e com base na consignação de uma parte do IRS, como já acontece com as entidades do terceiro sector (19%).

Por último, e relativamente aos 30 debates que as televisões realizaram no âmbito das eleições legislativas, 57% considera que não foram úteis para esclarecer os portugueses. A larga maioria (75%) que reprova a iniciativa referiu que os debates não foram esclarecedores e as televisões dedicaram demasiado tempo a comentá-los. Dos 43% que os aprova, a maioria (56%) refere que nos debates foi possível conhecer as propostas de cada partido.

O período de auscultação da primeira edição da “Sonda + M / Central de Informação” decorreu entre 27 de Fevereiro e 4 de Março de 2024.

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