Jorge Simões: «Na Sport Zone assumimo-nos cada vez mais como um friendly coach»
A Sport Zone reforçou a sua presença no distrito do Porto com a abertura de uma nova loja, na Póvoa de Varzim, localizada no bairro da Gândara, Argivai.
Com o objectivo de proporcionar experiências únicas e diferenciadoras aos clientes, este espaço tem uma vertente mais moderna e interactiva, e está dividido em novas secções com diferentes displays para a exposição dos milhares de artigos.
A nova loja da retalhista possui áreas específicas destinadas ao vestuário e ao calçado, com múltiplas novidades das mais de 400 marcas disponíveis, entre as quais adidas, Nike, Puma e Reebok.
«A abertura desta nova loja reflecte a estratégia de crescimento e proximidade da Sport Zone. Proporciona oportunidades únicas para que os nossos clientes consigam tirar o máximo partido dos produtos de desporto das melhores marcas, e que são os aliados perfeitos para um dia-a-dia activo», sublinha Jorge Simões, director de Marketing & e-commerce da Sport Zone.
O responsável acrescenta: «A nova loja traduz também a confiança que os portugueses continuam a depositar na Sport Zone enquanto marca que tem tudo para a prática de desporto e moda desportiva, e que tem um atendimento especializado.»
No âmbito desta abertura, a Marketeer conversou com Jorge Simões sobre como esta aposta se insere na estratégia da marca.
A Sport Zone está a apostar em novas aberturas para a reta final do ano de 2023. Porquê essa necessidade?
É uma consequência natural da nossa missão de levar o desporto a todos os portugueses.
Quais as localizações que estão em foco para novas aberturas até ao final do ano? E em termos de renovação de lojas?
Estamos a renovar lojas do norte do País e, agora, depois da abertura da loja da Póvoa de Varzim, temos prevista mais uma abertura ainda em 2023, no Algarve.
O que é que a nova loja na Póvoa do Varzim tem de diferenciador face às já existentes?
Tem algumas inovações em termos de exposição de produto e digital signage.
Essas novidades vão ser introduzidas nas lojas já existentes? Se sim, a que prazo?
Sim, essas e outras novidades, relacionadas com novo posicionamento, serão também gradualmente implementadas nas lojas já existentes.
Em termos de recrutamento, houve algum cuidado especial em termos de inclusão / diversidade?
Trabalhamos com as nossas equipas para criar um ambiente de trabalho que valorize a diferença e as características de cada um e nesta loja a nossa estratégia de diversidade e inclusão também se reflecte.
Qual a importância do período do regresso às aulas para as vendas da marca? E que esforço de comunicação é feito neste período?
É uma das alturas comerciais mais fortes do ano, em que criamos campanhas específicas para as famílias, para que saibam que na Sport Zone podem encontrar tudo o que necessitam, quer seja roupa, calçado ou acessórios, para o regresso à escola e às rotinas. Este ano o mote da campanha, “Que comece o jogo”, é dirigido a várias idades e promove um estilo de vida activo em família.
E para amplificar este conceito, lançámos também o desafio de criar o maior meiinho do mundo, incentivando adultos e crianças a brincarem e se divertirem com um jogo tradicional de rua que já foi muito popular, partilhando truques e passes, enquanto também socializam entre si.
O objectivo foi fazer com que os nossos seguidores se juntassem aos protagonistas da campanha e criassem digitalmente o maior meiinho, o qual abordou diversas temáticas para além do futebol, tais como dança, fitness, nutrição e saúde mental. Cada uma das personalidades envolvidas partilhou um truque ou uma dica sobre o tema que representou, na sua página de Instagram em colaboração com o nosso perfil também nesta rede, e convidou a sua comunidade a juntar-se ao Meiinho.
O que está a mudar em termos de estratégia de marketing e da distribuição do budget face ao passado recente? Porquê essa mudança?
Não existe propriamente uma mudança, mas sim um reforço dos nossos valores e posicionamento perante o mercado e o consumidor.
Assumimo-nos cada vez mais como um “friendly coach”, no qual, através dos nossos diversos canais – tais como newsletter, redes sociais, eventos e atendimento nas lojas físicas – o consumidor pode encontrar não apenas uma grande diversidade de produtos desportivos como as melhores marcas aos melhores preços, mas também conteúdo relevante que contribua para o seu bem-estar como um todo.
Qual a importância do digital em termos de comunicação e de vendas quando comparado com o que acontecia no ano passado?
Quer o site quer as redes sociais são canais de uma importância inegável e crescente. Temos feito uma grande aposta nos nossos canais digitais, amplificados por colaborações regulares com as marcas e influenciadores digitais que são fundamentais para a nossa estratégia de aproximação à comunidade. Realizamos acções digitais e presenciais mensalmente, quer associadas a datas específicas, como o Dia Internacional do Yoga, por exemplo, quer a temas ligados à saúde mental, nutrição e, claro, desporto.
Qual o papel dos influenciadores e quais as caras escolhidas para trabalhar convosco este ano? Porquê essas? Vão manter-se em 2024?
Este ano temos trabalhado com diversos perfis que vão ao encontro da nossa missão de inspirar e facilitar uma vida activa, saudável e feliz. Somos um friendly coach e não nos vemos apenas como uma empresa de retalho desportivo. Na Sport Zone as pessoas podem encontrar não só produtos, como conteúdos que as ajudem a ter uma vida mais saudável, como dicas de treino em casa ou na rua, receitas e outras sugestões.
Entre as nossas “caras parceiras” estão o ex-jogador de futebol e estrela televisiva Cândido Costa, a apresentadora de televisão Cláudia Borges, o personal trainer Paulo Teixeira, as nutricionistas Catarina Augusto e Lia Faria, a cantora Catarina Filipe, a locutora de rádio e apresentadora Catarina Miranda, o casal de modelos e empresários Kelly Baron e Pedro Guedes, o casal de influencers Mary Plan e o Pablo Caesar, e as influenciadoras Mariana Seara Cardoso, Maria Melo Falcão e All Aboard Family e Raquel Antunes.
Qual a expectativa de evolução do volume de vendas este ano, quando comparado com 2022?
Não podemos revelar esta informação.
Se no passado os retalhistas de desporto se focaram precisamente nos desportos e nos desportistas, nos anos mais recentes houve uma aproximação ao sport chic. O que é que isso implica em termos de gama de produtos disponibilizados e de estratégia de comunicação e marketing?
O nosso foco foi e continua a ser o desporto.
Na Sport Zone trabalhamos há mais de 25 anos para que o desporto esteja mais perto dos portugueses, para que chegue a todos. Fazemos com que seja acessível, para todos os níveis e idades, porque um desporto sem barreiras, é um desporto sem limites. Isto implica que tenhamos uma gama abrangente e diversificada. Abrangente em termos de variedade de desportos e diversificada no que diz respeito aos produtos de cada um dos desportos.
Temos mais de 50.000 artigos desportivos e mais de 1200 marcas a preços exclusivos.
De que maneira é que a saída da Sonae do Iberian Sports Retail Group terá impacto no futuro da Sport Zone?
É um tema de estrutura accionista e que não podemos ainda revelar detalhes.
Texto de Maria João Lima