Já ouviu falar em preservativos para o telemóvel? Saiba aqui como funcionam
O preservativo para smartphones surge para bloquear gravações não solicitadas. Desde fugas acidentais a invasões deliberadas, o risco de gravações não consensuais durante momentos íntimos tornou-se uma preocupação crescente. Eis que surge o “Camdom”, o primeiro “preservativo digital” do mundo que pretende mudar o jogo.
Criado pela marca alemã de preservativos Billy Boy, e pela agência de publicidade Innocean Berlin, para o Mês Mundial da Consciencialização da Saúde Sexual, a Camdom é uma aplicação que funciona como uma barreira virtual, bloqueando as câmaras e os microfones dos smartphones para evitar quaisquer capturas não autorizadas durante os encontros sexuais.
O Camdom foi concebido para ser tão simples de utilizar como colocar um preservativo. Antes da intimidade, os utilizadores juntam os seus telefones e deslizam um botão virtual para baixo, activando um escudo digital que bloqueia todas as câmaras e microfones. A aplicação pode ser activada em vários dispositivos simultaneamente.
Se alguém tentar desactivar a aplicação, é accionado um alarme, alertando ambas as partes para a potencial violação. O Camdom utiliza a tecnologia bluetooth para contornar gravações indesejadas.
A partilha não consensual de nus tornou-se um problema generalizado. Uma vez partilhado, esse material pode espalhar-se rapidamente, causando graves problemas emocionais, perda de emprego e, até mesmo, pensamentos suicidas entre as vítimas.
O programador de aplicações Felipe Almeida salienta a necessidade de uma ferramenta deste tipo no nosso mundo Hiper conectado: «Os smartphones tornaram-se uma extensão do nosso corpo, que transportam uma grande quantidade de dados sensíveis.»
A Billy Boy, conhecida pela sua missão de desbloquear o prazer em segurança, vê o preservativo digital como uma extensão da sua filosofia.
Alexander Strümann, director da marca, explica que, enquanto os preservativos tradicionais protegem no mundo físico, o Camdom foi concebido para salvaguardar a privacidade na era digital, enfrentando ameaças que nenhum preservativo físico conseguiria.
O Camdom está actualmente disponível para dispositivos Android, estando também prevista uma versão para iOS.
Ver esta publicação no Instagram